segunda-feira, 5 de novembro de 2012

ANALFABETISMO ESTÉTICO




"Sempre lamentamos que nos países pobres, e entre os pobres dos países pobres, seja tão relevante o número de pré-cidadãos fragilizados por não saberem ler nem escrever; o analfabetismo é usado pelas classes, clãs e castas dominantes como severa arma de isolamento, repressão, opressão e exploração.

Mais lamentável é o fato de que também não saibam falar, ver, nem ouvir.

Esta é igual, ou pior, forma de analfabetismo: a cega e muda surdez estética.

Se aquela proíbe a leitura e a escritura, esta aliena o indivíduo da produção de sua arte e da sua cultura, e do exercício criativo de todas as formas do Pensamento Sensível. Reduz indivíduos, potencialmente criadores, à condição de espectadores.

A castração estética vulnerabiliza a cidadania, obrigando-a a obedecer mensagens imperativas da mídia, da cátedra e do palanque, do púlpito e de todos os sargentos, sem pensá-las, refutá-las, sequer entendê-las.

O analfabetismo estético, que assola até alfabetizados em leitura e escritura, é perigoso instrumento de dominação que permite aos opressores a subliminal Invasão dos Cérebros!

As ideias dominantes em uma sociedade são as ideias das classes dominantes, certo, mas por onde penetram essas ideias?

Pelos soberanos canais estéticos da PALAVRA, da IMAGEM e do SOM, latifúndios dos opressores!

É também nestes domínios que devemos travar as lutas sociais e políticas em busca da sociedade sem opressores e sem oprimidos!

Um mundo novo é possível: HA QUE INVENTÁ-LO!"


AUGUSTO BOAL - ESTÉTICA DO OPRIMIDO (primeira parte da introdução - P. 15)


2 comentários:

  1. Lindo!
    Ou triste né? Esta é nossa dura realidade. A Opressão existe em todas as partes... Só o fato de vivermos numa sociedade onde a ESCOLA é obrigatória, já cria uma tensão. Pior, vivemos num mundo, onde os que não passaram pela escola (e olhe lá) são automaticamente excluídos. A situação é desesperadora. MAS como a Prof. Adriana Amorim citou aí BOAL: 'Um mundo novo é possível: Há que inventa-lo'

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