sexta-feira, 20 de julho de 2012

A COLHER NÃO EXISTE - mas a fome é espessa

"A colher não existe - The Matrix"
"(...)

Hamlet - Delacroix



Como todo o real
é espesso.
Aquele rio
é espesso e real.
Como uma maçã
é espessa.
Como um cachorro
é mais espesso do que uma maçã.
Como é mais espesso
o sangue do cachorro
do que o próprio cachorro.
Como é mais espesso
um homem
do que o sangue de um cachorro.
Como é muito mais espesso
o sangue de um homem
do que o sonho de um homem.

Espesso
como uma maçã é espessa.
Como uma maçã
é muito mais espessa
se um homem a come
do que se um homem a vê.
Como é ainda mais espessa
se a fome a come.
Como é ainda muito mais espessa
se não a pode comer
a fome que a vê. 

(...)"


João Cabral de Melo Neto - O cão sem plumas

Eu quero fazer uma declaração de amor aos estudantes do terceiro semestre de Teatro e de Dança da UESB. Eu quero fazer uma declaração atravessada de amor aos estudantes do quinto semestre de Teatro e Dança da UESB e quero fazer uma declaração antecipada de amor aos estudantes do primeiro semestre de Teatro e Dança da UESB. E quero fazer uma declaração arrojada de amor aos que talvez um dia se inscrevam no vestibular para Teatro e Dança na UESB.


Eu quero dizer que vocês fazem parte da minha vida e que cada livro que leio para e por vocês, cada tela que vejo, analiso e devoro, cada filme que assisto, cada dente que escovo, cada coisa que passa pela minha vida contém vocês, porque o professor é um condenado. O professor está condenado a pensar em seus alunos em cada pequeno gesto que faz, em cada respiração, em cada reflexão.

O professor está condenado a ser pensador destas almas que generosa, calada e ingenuamente se nos entregam e ficam com aqueles olhos de criança esperando um pedacinho de pão.

Quero dizer a todos que cada grito, que cada palavra dura que cada vez que eu disse EU DESISTO, era o momento em que eu mais os amava. E doía em mim que não encontrassem ecos em si, minhas palavras bem intencionadas.

Esboço de Da Vinci
Quero dizer que se cruzei as barreiras e limites, foi por puro excesso de paixão e que cada vez que parecia que eu não acreditava em vocês, era porque acreditava mais do que desejaria.

Ensinar disciplinas, métodos, história e fundamentos de arte é uma experiência que estrangula, que nos dilacera pelo contraste, pelo empurra-empurra que faz na alma e na mente, pelo abismo no qual nos joga.

Depois de ter vivido e trabalhado em São Paulo e em Salvador, me desespero na aparente aridez do Rio das Contas, e confesso que me canso, me entristeço e quase desisto. Sinto falta de fome estética, sinto falta de repertório, sinto falta de pares para dialogar quando estou na sala de aula. E o que mais dói é que parece que estou falando sozinha, que vocês me estranham e me detestam.

Mas, não sou tão ingênua, nem ao menos tão pedante.

Não há erro em vocês. Há um descompasso no que eu queria que fosse e no que de fato é.

E o que de fato é, é de fato.

O fato é que a arte e sua experiência criadora está em todo e qualquer lugar onde estiver um ser humano. O fato é que talvez eu ainda não tenha alcançado o ponto chave onde nós nos entenderemos e produziremos lindas coisas neste lugar. O fato é que estou procurando algo que ainda está para ser construído e que em nada parece com São paulo, Rio ou Salvador. O novo ainda está para ser criado.
Surrealismos de Magritte
O fato é que a realidade é um fardo e que tudo aquilo que não existe é o que temos como matéria prima.


O fato é que o milho pipoca barulhento na panela e o que parece uma festa, começa lento e toda a algazarra não é mais do que o milho se descobrindo pipoca. Um a um. Cada um a seu tempo, à sua temperatura.


Saibam, meus caros estudantes, parceiros de sala de aula: uma vez tendo encontrado comigo, eu os carregarei constante e eternamente em mim e tudo que vejo, penso e lembro está repleto de vocês.
Nossa Unidade acaba aqui e que ironia essa, posto que unidade é o que não temos nem queremos.
Nosso Renascimento acaba aqui e que ironia essa, posto que é agora que renascemos.

Nosso post acaba aqui e que ironia essa, posto que o post ainda posta.

Eu amo vocês, todos que são, foram ou serão estudantes de aulas minhas. Eu sou tudo o que vocês fazem de mim.

Eu sou uma professora de arte.


Felipe Camargo como Dante Viana em Som e Fúria


21 comentários:

  1. Vixiiiiiii, sinto-me muito feliz de ser aluno seu!
    Mesmo desobedecendo vários e vários caminhos aos quais a senhora me deu a chance de escolher.

    Eu entendi que é Tarde! Mas não o fim!

    ResponderExcluir
  2. Só temos que te agradecer ADRIANA! Não há nada mais lindo, do que ver nossa (antes de tudo professora) e amiga, ao nosso lado nos ensinando e apoiando... e realmente somos pipocas rsrsrs estamos e vamos estourando aos poucos cada um no seu tempo e espaço! Amo-a porque não sei de fato, por que o fato, as vezes nem é tão concreto assim como pensamos... só sei que nos atingiu em cheio, com suas palavras e suas experiências de vida! e agora é continuarmos... rumbora brasil e avante turmas de teatro e dança da UESB... vamos ganhar e conquistar cada pedacinho do mundo com nossa arte!

    Luanna Azevedo

    ResponderExcluir
  3. Que linda você, Drica! É por isso q eu amo a arte, SOBRETUDO o teatro, porque é tão bom e tão lindo ver e ter uma professora tão doida (no melhor sentido da palavra, se é q existe), metralhadora, q briga, corrige, q surta, mas é tão inteligente, criativa e com tanta sensibilidade, tanto amor pelo q faz,q é mais do q uma oportunidade, é uma honra ser sua aluna. Já tive e tenho muitos professores bons, muitos bons mesmo, q marcaram minha vida acadêmica e pessoal e vc com toda certeza está entre eles. Mas só vc elogia assim: Vc broca muito! KKKK e é isso q falo pra vc: DRICA, VC BROCA MUITO!! OBRIGADA!!!!

    IONE

    ResponderExcluir
  4. Mulheeer, como pode vc ser assim? Depois não acredita quando eu falo que tu é a mulher mais maravilhosa do mundo.
    Declaro aqui publicamente - mais uma vez - que te amo, me espelho em vc, te tenho como guia e exemplo em muito da vida pessoal, tu MULHER forte, linda, guerreira e inteligente. Mãe, mas mãe de verdade, mãeZOna que sabe onde ir e que sabe para onde me mandar ir. Sei que te desobedeci muito aqui nesse blog, mas acredite que tu me causou uma outra coisa, despertou o que tu queria em mim, mas eu resolvi ir para outro berço.
    As suas contribuições aqui são não somente de professora cobrando e contribuindo com a disciplina, mas sim como uma mulher apaixonada pelo o que faz, ENSINAR! Obrigada pela tua paixão e por me levar a apaixonar também.
    Te amo Hô mulá baiana maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã de Hannah, filha de Maria, Ei-la Mila! Obrigada, amor. Um grande beijo do pró (blemática...) rsrsrsrs.

      Excluir
  5. Lindona, você é demais!!

    Não é a toa que escolhi você como minha ORIENTADORA (morram de inveja amigos).

    Porque você é autentica, inteligente, louca... kkkk
    Obrigado por está presente em nossa vida, e obrigado por contribuir e muito com a nossa formação!

    "Meus amigos são todos assim: metade loucura, outra metade santidade. Escolho-os não pela pele, mas pela pupila, que tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. Escolho meus amigos pela cara lavada e pela alma exposta. Não quero só o ombro ou o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto..." Fernando Pessoa

    Joadson Prado

    ResponderExcluir
  6. é ou não é puxasaquismo? é também. a gente só puxa-saco de quem nos conquista,de quem nos puxa e abraça. E pode saber, Adriana Amorim: você está condenada a permanecer na minha vida! rs... é amor, é apreço, é admiração, é referencia de mulher, de professora, de desbravadora da arte, da vida. obrigada pelo pelejo, pela inovação, pelo desejo de fazer bem-feito com zelo e gosto. utilizo as palavras do pequeno príncipe pra suprir as que me faltaram no almoço de outro dia...
    "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"
    você é rainha! te amo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "uma vez tendo encontrado comigo, eu os carregarei constante e eternamente em mim e tudo que vejo, penso e lembro está repleto de vocês."

      Drica, acho que o professor é mesmo um condenado. A nos suportar, nos instigar e depois nos empurrar pro abismo, pra q possamos finalmente conquistar o próprio vôo. Sorte nossa termos vc conosco no curso de cinema.

      Porque é muito mais espessa /
      a vida q se desdobra /
      em mais vida / (...)
      Espesso, /
      porque é mais espessa /
      a vida q se luta /
      cada dia /
      O dia q se adquire /
      cada dia /
      (como uma ave /
      que vai cada segundo /
      conquistando seu vôo).

      Excluir
  7. Drica, é difícil encontrar palavras para resumir o significado de voçê na minha vida.
    Tenho muita sorte de te ter como professora, peço desculpas por não contribuir como deveria nas tuas aulas. As palavras me fogem, fico perdida em tuas reflexões. Amo a maneira como voçê se coloca diante de nós, nos instigando a crescer, a ir além. Fico olhando pra Vc, te admirando, te descobrindo. A maneira com que voçê associa os conteudos da aula com a vida, me encanta.
    Vc continuará sendo sempre a melhor para mim.
    Obrigada por fazer parte da minha vida.
    Obrigada por me fazer acreditar mais em mim mesma.
    Obrigada por me ensinar com tua história...

    Quando eu crescer quero ser igual a VC!

    VC nunca sairá do meu coração, pq já tranquei e joguei a chave fora!!!

    Nágela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, só li hoje seu comentário. Não é balela, não, eu aprendo muito com vcs tb. Desde teatro grego que eu aprendi a te admirar e tentar entender seu silêncio, seus grandes olhos curiosos, seu sorriso discreto. Vc tem tudo para ser uma grande atriz, uma grande professora, porque é uma grande pessoa, uma grande mulher. Gosto muito de você, também, pode acreditar. Fico feliz de ajudar vc a acreditar em si mesma, porque o mundo geralmente faz com que duvidemos de nossas próprias belezas e eu faço questão de ir contra essa corrente horrorosa. Te adoro, querida.

      Excluir