terça-feira, 3 de julho de 2012

Pare e reflita,o que a sua imaginação interpreta sobre este quadro?


Jan van Eyck, foi um pintor flamengo do século XV; Foi também o fundador de um estilo pictórico do estilo gótico tardio, influenciando em muito o Renascimento nórdico. É visto como o mais célebre dos primitivos flamengos.
Teve como bases para a sua carreira artística o escultor Klaus Sluter e Broedeldam, duas distintas personagens da arte flamenga. Foi um pintor igualmente caracterizado pelo naturalismo, imperando na sua obra meticulosos pormenores e vivas cores, além de uma extrema precisão nas texturas e na busca por novos sistemas de representação da tridimensionalidade, ou seja, a perspectiva.
É concedida, muitas vezes, a van Eyck a criação da pintura a óleo. Todavia, esta já era relativamente conhecida e utilizada na Flandres do século XIV. Realmente, o que o artista criou foi a tinta a óleo com secagem rápida (hoje em dia esta é, obviamente, mais rápida).

Existem certas especulações quanto à provável homossexualidade de van Eyck, com base nesta relação e na relação bastante afetiva com o casal Arnolfini e, em especial, com Giovanni di Nicolao Arnolfini.

O Casal Arnolfini - Jan van Eyck 


Vemos que na obra de Jan van Eyck, a uma influência da pintura helenística, ele costumava conceder profundidade e diversas sombras, mesmo nas áreas onde mais incide a luz. E tal reação faz com que seja uma iniciação ao realismo.
 Ao vermos a delicadeza, a profundidade, a qualidade das roupas, a luz que reflete sobre os rostos... 
DESAFIO  a cada um a pensar um pouco, e colocar suas opiniões expressas de que ano seria, que horas do dia se passava, porque estavam ali... pois geralmente não paramos e pensamos ou refletimos como foi feito o quadro ou  até no que o pintor pensava quando o pintou!

Vamos parar e refletir um pouco, e vamos ver como cada um se sai na sua imaginação e criação do pensamento!


Texto readaptado por Luanna Azevedo - http://pt.wikipedia.org/wiki/Jan_van_Eyck
                                               http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Van_Eyck_-_Arnolfini_Portrait.jpg


Luanna Azevedo



7 comentários:

  1. Amores, cuidado com a gramática, sobretudo no título do post, que vira seu link não se pode mais corrigir no endereço: DECIFRA é a forma correra. Vou corrigir no post.

    ResponderExcluir
  2. Muito intrigante sua proposta, Lua. Eu acho que há duas possibilidades de horário, pela luz que entra pela janela. Ou era 10h da manhã ou era umas 15h. Eu vou ficar com as 10h, porque acho que a Sra. Arnolfini tinha acabado de tomar banho para posar para o quadro. Sabia que quando eu era pequena ninguém tinha máquina de tirar foto e esse era um serviço prestado por profissionais. Assim, a mãe contratava um fotógrafo para ir em casa e tirar diversas fotos para fazer um álbum. Era foto na cama, com a colcha mais bonita, era foto no aparelho de telefone (que o fotógrafo levava como adereço de cenário), foto com fruteira, foto na frente do espelho, foto ligando a TV e por aí vai. Claro que a gente fazia umas três trocas de roupa, né. Então, eu sei bem o que a Sra. Arnolfini está vivendo. Esperar pelo pintor devia ser muito legal, importante, devia gerar uma expectativa. Não faço ideia de quanto tempo era necessário para fazer um retrato deste. E claro, pela tecnologia, era feito só um quadro, né. Há muitas análises desse quadro e a mais curiosa é o desenho dentro do espelho, no centro do quadro, reproduzindo a cena do quarto respeitando a curva do ângulo do espelho. Quem tiver oportunidade de ver uma cópia mais ampla do quadro vai ficar impressionado. Sobre o caso enrte van Eick e o Sr. Arnolfini, eu acho que procede. Já viu um marido fazer uma cara de nada como essa ao posar com a própria esposa, ainda mais grávida? hehehehe. E se ele fosse de fato gay, não estava sozinho no Renascimento. Os grandes mestres eram reconhecidamente gays e chegaram a ser processados por isso, como é o caso de Michelangelo que adorava meninos novinhos. Mas essa já é outra fofoca. Drica

    ResponderExcluir
  3. Esse quadro é realmente fantástico. Van Eick foi um grande pintor da época, ele é quem possuía o Pincel de uma Cerda - Olha que chique! (vocês sabiam que os pintores da Holanda eram conhecidos por usarem lentes de aumento para pintar? Não é a toa que o microscópio foi inventado neste país.

    _A Obra_

    Nota-se que a família retratada ostentava riquezas, uma prática comum da época, diversos elementos do quadro demonstravam isso, primeiro pela "fotografia" ser no quarto. No Catolicismo Nórdico era pecado mortal ostentar riqueza em público (vide Lutero). Então, os diversos elementos presentes na tela demonstram (Espelho/vidro, O Centro "Recreativo" e de Atividades Físicas do casal (cama), que é vermelho (o pigmento vermelho era muito caro),Até o cachorro não estava alí por acaso, é um "tomba litro", conhecido também por Vira-Latas, representa mais um símbolo de ostentação de riquezas, o casal não gastava dinheiro com cão de raça).

    Então, essa obra tem um monte de análises, agora sobre o horário, essa é realmente difícil de se saber, com certeza Van Eick colocou o horário que ele quis, independente do horário que ele chegou para retrata-los. Não acredito que retrata as 10h da manhã, quer dizer, se o quadro fosse aqui em Jequié, talvez seria, o sol de 10h é mais ou menos brando, como o da foto, luzes com fortes tons brancos... Enfim, não tenho a mínima ideia.

    O que Ele estava pensando na hora que fazia a obra? Não sei, mas tenho uma leve intuição que era em como ele iria usar a ÓTIMA remuneração pela Obra. E No provável banquete que o mesmo iria deleitar sobre... Acima do Espelho/Vidro está escrito: “Johannes de eyck fuit hic” que quer dizer: Jan van Eyck esteve aqui. Provavelmente o casal oferecia algum EVENTO em sua casa.

    Sobre ele ser gay, sei lá. O Anel que Arnolfini usava e o gesto da mão indicava que ele não era grosseiro, ele era aristocrata burguês, ganhava dinheiro com comercio, não era Nobre. Precisa demonstrar sinais de "refino" e detentores de "cultura". Existem também diversos estudos apontando a homossexualidade de Jesus Cristo (Nunca se sabe né?).

    Enfim... Nem quero falar mais...

    ResponderExcluir
  4. Eyck... O horário para mim, parece ser ás 4 da tarde, percebo também que são duas janelas, a primeira reflete na senhora e a sobra resvala na cama, e a segunda, fica logo atras do casal... há também uma troca de olhares, onde a senhora olha para ele vagamente, enquanto ele olha para algo ou alguém, digo mesmo do cachorro, está atento e a observar algo na mesma direção do seu dono!
    Enquanto a homossexualidade, ele não me parece ser gay, parece infeliz, olhando fixamente para o seu semblante!


    Luanna Azevedo

    ResponderExcluir
  5. éééé...
    eu baixei uma imagem em alta resolução, deu pra dar um zoom no espelho, deu pra ver a outra janela, que nas imagens da net, nem da pra visualizar, o que entrega é a sombra, mas a sombra poderia entregar uma Porta...

    Eyck é escroto!

    ResponderExcluir