segunda-feira, 16 de julho de 2012

A relação entre a Dança e o Baroco

                                                               

                                                                Martha Graham 


Escolhi falar aqui de três relações da Dança com o Barroco, nada melhor do que começar com uma foto de Marta Graham , ela que revolucionou a dança moderna. O jeito de dançar de Graham apresentava um dramatismo,exagero no movimento e um realismo nas suas apresentações.





O dramatismo dessa coreografia me faz  viajar, o que está acontecendo na primeira imagem? da para perceber nas expressões de cada bailarino nessa dança contemporânea, a mulher sentada no sofá com jeito de que vai fazer algo, e as outras duas escondendo algo. Na pintura barroca a mulher está parecendo que fugirá de algo no cavalo e os anjos olhando, o rosto da mulher do cavalo parece que ela está sofrendo e só deseja sair daquele lugar, o bom do dramatismo das duas imagens é que vemos as expressões porém só imaginamos o porque.

O exagero, na primeira imagem os bailarinos estão dançando em cima de escadas e corda, roupas coloridas, roupas no chão e cada um dos cinco fazendo um movimento diferente, na pintura também á varias coisas acontecendo ao mesmo tempo, o céu se abrindo,o homem correndo no cavalo, um ajudando o que está caindo,um cachorro... nas duas imagens temos que olhar com detalhes para que possamos ver tudo que tem.

O Realismo,a primeira imagem é muito realista os bailarinos parados de cueca e calcinha e Sutiã riem e olham para a Plateia, uma cena comum, em casa por exemplo algumas pessoas andam de roupas intimas e riem as vezes do nada.Na pintura não é diferente, uma cena muito comum para a Época, uma pessoa colocando leite em uma tigela, é muito próximo os dois fatos da realidade.  

Tainan Galdino




Nenhum comentário:

Postar um comentário