segunda-feira, 16 de julho de 2012

FATOS E BOATOS DE UM TAL GÓTICO TARDIO

· Que o gótico tardio foi uma fase importante para se entender a história da arte é FATO mas, que de 10 livros de historia da arte, você malmente encontra 1 falando sobre o assunto é BOATO · Que na biblioteca Jorge Amado é um lugar quem tem como função dar espaço para estudantes e professores terem acesso ao acervo bibliográfico, para pesquisas e estudos é FATO mas, que você consulta, procura, vasculha tudo e ainda assim não encontra um se quer material é BOATO. · Que toda a primeira fase do estilo gótico pode ser definida como a linguagem artística da sólida estrutura monárquica francesa e do poder da Igreja, que se via como depositária das ciências e das artes, além de mediadora entre Deus e os homens. é FATO mas, que os poderosos da igreja acabaram com todas as velas de Flandres, acendendo pra seus santos afim de que eles os ouvissem ao ver que perdiam os seus fiéis, e que a arte agora se fazia em outros lugares é BOATO. · Que na pintura de JanVan Eyck Nossa Senhora do Chanceler Rolin possui uma perspectiva obtida pelo desenho do piso e a divisão em dois ambientes: um interno e outro externo, carregado de detalhes e delicadezas é FATO. mas, que de certa forma já deixa claro em profundidade que o horizonte humano, já visava o mundo visível, onde era o centro da vida social é BOATO
· Que Bosch (contemporâneo de Eyck) criou uma obra O Jardim das Delícias inconfudivél, rica em símbolos da astrologia, da alquimia é FATO. mas, que sagaçamente ele detona com os paraíso descrito na bíblia, deixando claro as inverdades postas como padrões da igreja é BOATO.
· Que Jan Van Eyck pintava o homem por fora, dedicando-se o ser belo, o estético é FATO mas, que Bosch transgrediu em plena idade média, mostrando ao homem como ele realmente era é BOATO · Que essas contribuições valem a pena estarem aqui é FATO mas, que foram postadas nos acréscimos do 2° tempo é BOATO. GECE MELO MABEL ALMEIDA REFERÊNCIA: PROENÇA, : Graça. Descobrindo a história da arte: livro do professor/ Graça Proença. - São Paulo: Atica, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário