sexta-feira, 6 de julho de 2012

Que seja doce a dúvida a quem a verdade pode fazer mal. ( MICHELANGELO )


Escultura de “DAVI” - DONATELLO e MICHELANGELO



Os séculos XIV e XV, no auge da escultura renascentista foi marcada por grandes obras, que transmitiam uma admiração pelo clássicos e o culto ao ser humano. Dois artistas da época Donatello e Michelangelo, esculpiram o  mesmo personagem, buscando sempre transmitir um grau de dinamismo no vigor ou dramatismo  em suas obras.

 Donatello, importante escultor renascentista italiano no período  do renascimento cultural, foi um grande escultor que introduziu o humanismo precedendo o naturalismo e a glorificação do nu. O “David" de Donatello é feito de bronze e considerado o primeiro nu artístico com notável inspiração helênica. Foi esculpida aproximadamente por volta de 1440.

Donatello representa o jovem  “David" depois da luta em pé na posição de repouso, mas ainda podemos ver em uma das mãos a espada com qual abateu a cabeça de Golias.Com a cabeça decapitada a seus pés, na mão esquerda  esconde a pedra com qual matou o gigante Golias. Os cabelos são lisos e longos, o chapéu possui uma guilanda de loro, o rosto é voltado ligeiramente para baixo, dando a impressão que está perdido em pensamentos,já o corpo é totalmente nu, deixando a vista as botas que chegam até o joelho, sendo que a base da estátua é construída pela cabeça de Golias.

A estátua foi primeiramente exposta no palazzio Medici em Florença, porém os Medice foram banidos de Florença em 1497, e a estátua de David foi jogada em um porão do palazzo Della Signoria, séculos depois, em 1865, quando o iluminismo tomou conta da Itália a estátua de David , de Donatello, foi resgatada e exposta no Museu Bargello.

 O " David " de Michelangelo é uma estátua de mármore com realismo anatônico impressionante, predominando linhas e curva. Ele é retratado antes do momento da luta, trazendo ao ombro a atiradeira com que derrubou o inimigo. Michelangelo realizou uma imagem que passou tanto poder espiritual como energia física, que não tivesse a necessidade de recorrer ao símbolo das armas para representar seu heroísmo. A figura expressa força e agressividade, mais em potência do que em atitude. A decisão do jovem Bíblico de ir a luta, está sutilmente expressado através do imprevisto giro de sua cabeça a esquerda, de seu olhar firme e direcionado aos seus inimigos, um olhar com ar de desafio. Michelangelo conseguiu passar a tensão que invade todos os membros e veias das mãos de Davi, que parecem inchasse de sangue pelo impulso da ira.

A qualidade e a originalidade de suas obras já eram notáveis, mas a consagração de Michelagelo e o respeito como grande mestre foram alcançado realmente em 1501, quando a cidade de Florença foi declarada República, e o artista chamado para executar a escultura de " Davi" inspirada na figura mitológica do semi deus Hércules, a obra impressiona pela sua dimensão e pelo realismo das formas, que traz músculos e veias saltando aos olhos, influenciado pelos ideais estéticos Helenísticos.

Esta obra possui características importantes. É um gigante em suas dimensões, inspirada nas antigas maravilhas originalmente, destinada a ser um pilar externo da tribuna do Duonno Florentino, logo mudou de destino e se encontra na frente do palazzo Vecchio, sendo um símbolo público que representa a imagem de Florença ao mundo.

Texto pesquisado da internet, e do livro Renascimento, Editora escala, julho 2008.

Eliana Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário