domingo, 15 de julho de 2012

"Continuando.... O FIM DO LEGADO"

     


Comentando as Imagens Renascentista!





"O Pensador" , de Auguste Rodim




"O pensador"

É  uma das mais famosas esculturas de bronze do escultor francês Auguste Rodim. Retrata um homem em meditação, lutando com uma poderosa força interna.O Pensador originalmente procurava retratar Dante em frente dos Portões do Inferno, ponderando seu grande poema. A escultura está nua porque Rodin queria uma figura heroica  para representar o pensamento assim como a poesia.

"Crucificação de São Pedro" por Caravaggio
  


 "A crucificação de São Pedro"

Representa o estilo bem caractéristico do artista Caravaggio que foi um importante pintor italiano do final do século XVI e início do XVII.que retratava personagens bíblicos, principalmente Jesus e Maria, baseando-se em pessoas comuns que encontrava nas ruas de Roma, usava um forte realismo na pintura de suas obras, colocava o foco da imagem nos rostos dos personagens, pintava o fundo de suas obras de cores escuras, principalmente de cor preta e este recurso dava um aspecto obscuro em suas pinturas.




                                                                                 "Nolli me tangere"   
"Nolli me tangere", Antonio Allegri da Correggio



E essa imagem  o que ela representa?  Qual o sentimento transmitido por ela?

Queremos atiçar sua
imaginação , seus conhecimentos!
Agora passamos a batata
queimando, queimando para
vocês.... kkk


( É nóis Renascimento da Itália)
 Ana Barroso, Eliana Sanos, Everton Paixão, Flávia Sanctus, Nágella Almeida, PolYana Kirlia.


2 comentários:

  1. A minha curiosidade foi atiçada, então fui ao oráculo pesquisar, vejamos o que encontrei:
    Nolli me tangere vem do latim, que significa " não me toques" supostamente a mulher seria Maria Madalena se insinuado a dar um abraço em jesus, mas ele diz, não me toques. Um abraço desse tipo era incomum, a nenos que o homem e a mulher fossem casados, para a época em especial era tabu as mulheres tocarem homens que não fossem seus maridos.
    existem outros significados sobre a obra, depende do olhar crítico de cada observador.
    outros dizem que, Maria Madalena está chorando no jardim perto da tumba, quando é surpreendida por jesus ressuscitado. ele a chama, e diz: " NÃO ME TOQUES" porque ainda está num estado entre a vida e a morte.
    achei interessante o comentário do padre Macbrian, que diz: Não há nada de errado em ela querer abraça-lo, mas que se alguém dissesse:Agora temos prova incontestáveis de que Jesus era casado, ele mesmo diria(o padre) se era casado... Era casado com Maria Madalena, sua mulher seria ela!

    Essas postagens despertam curiosidades, e nos pulsionam a pesquisar mais sobre as referentes obras.
    Eliana santos

    ResponderExcluir
  2. Que legal o cruzamentos. Realmente uma informação nos leva a outra, a outra, depois a outra e quando menos esperamos, estamos estudando... hehehe. Essa é a ideia. Drica

    ResponderExcluir