quarta-feira, 20 de junho de 2012

O que é?

Gótico:  Latim gotticus, que tem relação com os godos (um dos povos bárbaros que invadiram a Europa).Arte do período entre os séculos 12 e 16, com representações de fauna e flora, animais fantásticos, bestiários e histórias imaginárias. Conviveu com o tempo das cruzadas e das viagens mediterrâneas e combinou-se com a arte bizantina. Foi tipicamente devotada às suas origens religiosas, fosse em arquiteturas de igrejas, manuscritos, vitrais, iluminuras.


Luanna Azevedo

8 comentários:

  1. E por que vocês assinam Gótico Tardio? Qual a relação do Gótico (estilo medieval) com o Renascimento? Drica.

    ResponderExcluir
  2. Durante a Idade Média (século V ao XV), a arte européia foi marcada por uma forte influência da Igreja Católica. Esta atuava nos aspectos sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais da sociedade. Logo, a arte medieval teve uma forte marca temática: a religião. Pinturas, esculturas, livros, construções e outras manifestações artísticas eram influenciados e supervisionados pelo clero católico.

    Estilo romântico - Com relação às esculturas e pinturas podemos destacar o caráter didático-religioso. Numa época em que poucos sabiam ler, a Igreja utilizou as esculturas, vitrais e pinturas, principalmente dentro das igrejas e catedrais, para ensinar os princípios da religião católica. Os temas mais abordados foram: vida de Jesus e dos santos, passagens da Bíblia e outros temas cristãos.

    Estilo Gótico - Com relação às esculturas góticas, o realismo prevaleceu. Os escultores buscavam dar um aspecto real e humano às figuras retratadas (anjos, santos e personagens bíblicos).

    No tocante à pintura, podemos destacar as iluminuras, os vitrais, painéis e afrescos. Embora a temática religiosa ainda prevalecesse, observa-se, no século XV, algumas características do Renascimento: busca do realismo, expressões emotivas e diversidade de cores.

    Luanna Azevedo

    ResponderExcluir
  3. E por que TARDIO? Vcs estão atrasados para alguma festa? rsrsrsrs. O que é GÓTICO TARDIO? Drica.

    ResponderExcluir
  4. Chama-se Gótico Tardio a um período em que a arquitetura perde seu papel fundamental das artes e torna-se menos personagem. A partir do século XIII experiências arquitetônicas são destinadas apenas ao campo da decoração. Portanto, este período é conhecido como um período de "extravagante" extravagante, aludindo à forma da chama (termo cunhado pelo historiador francês Arcisse de Caumont).
    Também se aplica o termo Gótico Florido ou Gótico Flamboyant ( Flamboyant ), referindo-se ao excesso decorativo, e a complicada rede de elementos vegetais que cobriam os edifícios desta época. Outros autores aplicam a teoria da evolução do estilo gótico de Vasari como um corpo unitário, falando de um "gótico arcaico", um "gótico High", um "Maneirismo Gothic" e "gótico barroco", que corresponderia a esta período do século XV , mas este nome é raramente utilizado, já que a evolução do gótico não seguem o mesmo padrão em todos os países europeus e pode falar diversas variações regionais.
    (Wikipédia)


    Luanna Azevedo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, menina. Agora, já que eu gostei de te encher o saco e só vc está aqui debatendo comigo, vou fazer mais uma perguntinha: O que vc acha de um período ser denominado a partir de um outro, como GÓTICO TARDIO, PRÉ-RESNASCIMENTO, NEOCLASSICISMO. Por que vc acha que isso acontece? Pensando assim, como poderíamos chamar o momento em que estamos vivendo hoje, em temos de arte e mesmo de pensamento filosófico? GENTE, OUTRAS PESSOAS PODEM RESPONDER, HEIN.

      Excluir
    2. Contemporâneoestranhismo! (É o que eu chamaria). É o que me faz pensar sobre as decisões e atitudes de nosso período! Ao voltarmos no tempo vemos que a arte proporcionava certas liberdades que hoje são privadas e não aceitas pela sociedade...é claro; entre parênteses, e até mesmo de uma certa forma, as pessoas tinham um pensamento muito fechado por um lado... a arte direcionada a arquitetura por exemplo, e por entre estes víeis, hoje conseguimos definir e apreciar o que para eles na época era apenas uma simples construção (eu acho! me corrijam se eu estiver errada!)risos... e até o exato momento não estudei os três períodos para ligar o que os Três tem em comum, pelo menos para saber como ser denominado... mas procurarei saber!

      Luanna Azevedo

      Excluir
  5. Que "decisões e atitudes do nosso período são privadas e não aceitas pela sociedade"? Sobre "a arte voltada para a arquitetura", é importante olhar sempre com um olhar contextualizado. Não é que eles resolveram só fazer arquitetura, é que - pelos registros que temos - a produção do período que hoje nós consideramos arte, está mais relacionada à arquitetura. Pode ser que muita coisa não foi conservada e nós não conhecemos. Sobre os períodos, a minha problematização é sobre seus nomes serem pautados em outros estilos, deixando de ter um nome próprio de si, mas estar atrelado a ter sido anterior, posterior ou mesmo uma releitura de um outro período. Por que será?

    ResponderExcluir
  6. Mas está ai, quando falo sobre a arquitetura cito ser apenas um exemplo...concordo quando diz "muita coisa não foi conservada", pois digo no sentido de que eles próprios não considerava ser arte (o que eles produziam)mesmo sendo, e quando relato isso não quer dizer somente a arquitetura, mas também as esculturas( utilizadas na época também para ser postas em túmulos entre outros,) não excluindo a possibilidade deles já reconhecerem como arte! (Se eu estiver errada, me corrija e não persistirei no erro!)Enquanto a problematização ainda há uma carência minha do saber o porque que eles deixaram ter o próprio nome para fazer uma outra releitura de outro período... estou estudando! :) srsrs E quando digo das decisões e atitudes falo sobre a postura do ser humano, enquanto a respeito um com o outro.. me veio na cabeça questões de sexualidade, religião, política...

    Luanna Azevedo

    ResponderExcluir