quarta-feira, 27 de junho de 2012

RENASCIMENTO
A história da humanidade é marcada por transformações ideológica que mudaram pra sempre o rumo da evolução.uma destas grandes revoluções aconteceu na Itália no início do seculo XVI.Ao fim da idade média,  o homem voltava para si e, corajosamente, em um respiro racionalista começa a questionar a religião como a única fonte de saber, desde modo descobre que a verdade além dos muros imposto pela igreja está muito mais perto que imagina: nele mesmo. E passa a ver o mundo de outra forma, colocando-se dono do próprio destino, nomeando-se o verdadeiro " centro do universo".Este raciocínio, formou um dos alicerces do humanismo, responsável, dentre outras coisas, pela lógica expansionista, sendo  fonte de inspiração, os humanistas buscavam na antiguidade clássica um " novo " modelo de produção intelectual e artística.
O renascimento rendeu ao mundo uma nova estética, artísticas inesquecíveis e obras que marcariam para sempre a história da humanidade.


Coleção Quero Saber, Renascimento, Editora Escala,junho de 2008.p6/8

Um comentário:

  1. Oi, vc! Quem é vc? Bem vindo! Só faltou vc assinar o post e colocar um título, não no post, mas lá em cima, onde tem POSTAGEM, uma barra branca, porque senão o endereço da postagem não fica associado ao título e na lista de postagem aparece postagem sem título. Também já passamos da fase de postagens apenas com transcrição ou mesmo resumo direto do texto lido. Estamos postando textos com reflexões, comentários. Por exemplo, o texto que vc postou é muito bom e clama por seu posicionamento, suas reflexões, seu convite ao debate. Mas, é um ótimo começo (caso seja o começo). Não se intimide com minhas palavras. É função de quem media o processo de aprendizado falar das qualidades e dos desafios. Drica

    ResponderExcluir