quarta-feira, 20 de junho de 2012

QUEM CRIA QUEM? QUEM EDUCA QUEM?

Não é novidade a leitura desta obra de Michelangelo - A CRIAÇÃO DE ADÃO, pintada no teto da Capela Sistina (tenho certeza que haverá um post com maiores considerações e informações sobre esta obra) - como uma problematização estética, filosófica, discreta e contraditoriamente escancarada, de que o artista estaria nos convidando a pensar se deus criou o homem ou se o homem criou deus. É ainda constante a interpretação de que a cúpula onde deus se encontra, cercado de anjos, tem a forma do cérebro humano.

Partindo desta compreensão, desta provocação, pergunto, como pergunto sempre, em sala, em meus blogs, nos corredores, em casa, na escola dos meus filhos, sobre os processos de aprendizagem: Quem educa quem? (Isso também já nos perguntou Fanny Abramovich) e eu pergunto e perguntarei todo o tempo.

Esse blablabla todo, pra entrar na questão deste blog, um instrumento utilizado por toda a turma para pesquisa, socialização e avaliação do conteúdo da unidade: Renascimento.

Aqui, os estudantes vão fazer um cruzamento entre os conteúdos deste período e estudos sobre Cibercultura, a partir da obra de André Lemos, Cibercultura - Tecnologia e vida social na cultura Contemporânea e também a partir da prática de alimentar este blog. Por isso, vocês vão encontrar nos comentários dos posts frequentes comentários meus sobre o conteúdo, o desempenho na relação com o blog e - SEMPRE - a criatividade, o pensamento criador, transgressor, reflexivo, próprio da atividade artística.

Também não é novidade a simpatia que eu tenho com a internet enquanto instrumento de aprendizado. Falo nas rodas de conversa e nas aulas (que deveriam se inspirar mais na rodas de conversa) sobre o quanto meu filho de 10 anos aprende a partir do desejo e da liberdade encontrada nas experiências da rede, ao contrário de sua relação com a escola formal.

Vamos ver no que vai dar.

Não tenho certeza se este é um bom método e já estou feliz porque não ter certeza me agrada...

Vamos ver como a turma responde, como eu respondo, como o conteúdo surge, como o inesperado chega.

Vamos ver, vamos fazer, vamos aceitar, vamos provocar.

Isso pra mim é aprender!

Que seja nosso próprio e pleno renascimento.

Drica

2 comentários:

  1. O "renascimento" de idéias reflexivas sobre a História da Arte pode surgir de diversas maneiras... esse método de compartilhar conhecimentos atraves de um blog é um ótimo instrumento para a troca de opiniões. A divulgação do nosso trabalho está apenas começando, sei que será um sucesso!!!

    Aluna: Nágela

    ResponderExcluir
  2. Viix Drica, é sem duvida uma grande questão! E permita-me expor a minha viagem mental aqui, a partir da minha reflexão sobre as questões.
    "Quem educa quem?" é uma pergunta que poe se modificar a cada olhar:
    - o Sistema obriga a educação ser dada de determinado modo!
    - os Pais escolhem (quando podem custear) onde os filhos irão estudar.
    - os Professores na maioria das vezes dita como se deve aprender...
    Por outro lado, nós filhos só entramos no sistema quando - mesmo sem perceber - dizemos não a ele e fazemos nossa propria maneira de parender sobre tudo, coisas da vida e argumento cientificos sobre elas.
    Permitimos que nossos pais paguem algumas escolas para nós e não estudamos efetivamente, logo dizemos de outra forma que essa maneira de ensinar a ter gosto pelo estudo não está dando certo! Mostramos por exemplo que estudar na net é muito mais bacana e divertido porque é a linguagem que acessa o jovem mais rapidamente possível.
    E por fim, ensinamos ao professores que o método ditatorial não é o responsável por nossas escolhas e respostas.
    "Quem guia quem...?"
    - Todos nos guiamos a partir daquilo que acreditamos, e acreditamos pq aprendemos assim ou pq descobrimos assim. Logo se segue a próxima questão que é "Quem criou quem?"

    Na verdade, ao MEU ver, o ARTISTA os criou juntos, Deus e Adão ligados um ao outro pelo dedo. O deus que cria o homem que quer ter, e o homem que cria o deus que lhe é apropriado.
    Mylena Edna

    ResponderExcluir