sábado, 7 de julho de 2012

CINEMA E RENASCIMENTO

O cinema é inegável fonte de conhecimento e prazer (que em alguns casos são quase sinônimos).

Assim, muitos assuntos, temas, questões são abordados por professores em sala de aula a partir da apreciação e debate de alguma obra.

Mas, claro, a obra sempre será a visão do diretor e o debate é justo para a gente se posicionar, ouvir outras opiniões, fazer pesquisas e usar do modo que for mais apropriado a cada um.

Assim, tenho algumas dicas pra dar sobre filmes cujo tema de algum modo é o Renascimento, que na maioria das vezes está presente em documentários. Mas a gente gosta mesmo é de um bom drama (ou uma boa comédia), né não?





Aqui dois filmes que são transposições semióticas de duas obras literárias polêmicas até a morte. São eles O CÓDIGO DA VINCI e ANJOS E DEMÔNIOS. Os livros de Dan Brown venderam mais do que água no deserto e causaram um alvoroço durante os primeiros anos deste século. A transposição para as telas ajudou na divulgação da obra e das teorias.

Eu não quero debater o mérito das questões trazidas nos filmes, porque não é esse nosso foco, mas sugiro estas obras porque elas se passam no Universo das Artes e as obras são tão importantes na trama que se tornam quase personagens. Quase nada, elas são mesmo personagens.

Os filmes são thrillers policiais, dá pra assistir sem dormir e por mais que a gente não acredite em um "a" que o filme diz, é legal ver as obras, os museus, ouvir histórias e lendas sobre algumas das mais importantes obras e artistas do Renascimento. Além de que não é sempre que a gente vê Forest Gump, Amelie Poulin e Magneto juntos, falando de arte, né?

Outro que tem a ver diretamente com nosso estudo, pois trata de uma obra de Vermmer é o homônimo à obra  MOÇA COM BRINCO DE PÉROLA, a tela de 1665 e a película de 2003, do diretor Peter Webber, inspirado no romance de Tracy Chevalier, de 1999. Tem Scarlett Johansson fazendo a moça e Colin Fifth (O Rei gago) fazendo Vermeer.





E se você quer relaxar, ainda dá pra dar risadas de graça e ver Catedral e a Praça de São Pedro naquela que eu considero a melhor bobagem do cinema que é A Pantera Cor de Rosa 2, com os impagáveis Steve Martin e Jean Reno, sob direção de Harold ZwartOh, gente, é bestagem das grandes, viu, e nem tem nada de Renascimento, mas vale a pena pra quem gosta de dar risada à toa.




E, pra não ficar apenas no Renascimento, vale a pena ver Frida, sobre a artista mexicana e sua parceria integral com o muralista Diego Rivera.




Tem também Basquiat, sobre o polêmico artista Novaiorquino.




Estes a gente encontra mais lá pra frente.


Se você se lembra de mais algum filme que tenha a ver com o Renascimento ou com a História da Arte, dê a dica aqui no comentário que a gente coloca o trailer em um novo post.


Vale também comentar as minhas sugestões.


Boa pipoca com pincel!


Drica




Confira os trailers e escolha o seu:







2 comentários:

  1. Drica, adorei as indicações de filme. Já assisti Codico Da Vinci e fiquei anestesiado, por todas as questões!
    Os outros filmes ainda não tive a oportunidade de assistir, se tiver, leve pra nós!!

    Beijos!
    Joadson Prado.

    ResponderExcluir
  2. Código da Vinci e Anjos e Demônios são para apertar nossa mente, a gente fica em Crise, nos perguntando se aquilo é verdade mesmo!
    Se não é, como uma pessoa consegue inventar tanta coisa?

    Enfim... estes filmes são muito bons, pois no mínimo nos instigam a procurar saber mais sobre as obras, por exemplo, a primeira vez que ouvi falar do Museu do Louvre foi no "código da vinci", daí então fui procurar saber um pouco mais...

    Então...
    tem um documentário que fala do renascimento, mas de um ponto de vista mais Socio-econômico, não é bem nosso foco, mas nos da uma visão geral de como era a vida das pessoas naquele período, as transições... nos permitindo entender um pouco mais alguns comportamentos de nossa sociedade.


    No youtube tem ele completo
    http://www.youtube.com/watch?v=ObJKEGDksQA

    esta é a 1º parte.

    Beijooos

    ResponderExcluir