segunda-feira, 2 de julho de 2012

IDADE DE OURO HOLANDESA


A “Idade de Ouro Holandesa” durou 100 anos, que foi de 1602 à 1702 período que teve destaque na ciência no comercio e principalmente na Arte.
Quadros eram vendidos a baixo custo sendo que a população Holandesa queria ser colecionadores de telas, era normal chegar nas casas e encontrar alguma obra de Arte enfeitando as paredes.
Rembrandt foi o grande mestre desse século, descoberto por Constantinj Huygens que o apresentou à nobreza, o seu trabalho valorizou-se sendo reconhecido pelo seu “talento” tornando-se rico ainda na juventude. Além de Rembrandt não podemos esquecer de mencionar outros artistas dessa época que foram eles: Vermeer e Frans Hals na pintura, na Astronomia encontramos Christiaan Huygens, na música Jan Pieterszoon Sweelinck, na Arquitetura Hendrick de Keyser.



                           Rebrandt – Retrato de seu filho Titus - 1660 – óleo sobre tela


                                                                 VERMEER

Vermeer  expressa em suas pinturas o realismo a partir das observações do cotidiano podemos perceber na sua pintura "A leiteira " claridade entrando pela janela, os efeitos de sombra, a expressão de tranquilidade da moça ao despejar o leite, assim o líquido parece estar transmitindo som ao ser despejado.






                                          Vermeer - A leiteira - 1658- óleo sobre tela


Jamile Santana e Solange Souza

Referências:

http:idadedeouroholandesa de rembrandtavermeer.com.br

www.infoescola.com/historia/seculo-de-ouro-daholanda

www.noticias.universias.com.br


4 comentários:

  1. Bom post de entrada, meninas. Fique com vontade de ver mais obras dos dois. São lindíssimas.

    ResponderExcluir
  2. Amei esse post(A leiteira de Vermeer). Remeteu-me a infância, pois na minha casa não havia água encanada e tínhamos que reservar a mesma em potes de barro, como esse.A água que bebíamos era doce, suave, tinha um gosto de vida de terra, de fé de esperança.A tranquilidade que o artista conseguiu transmitir nesta tela, desde a expressão da moça á todos os objetos expostos,fez-me sentir saudade daquele tempo. Tempo que não era de ouro, mas... que valia ouro. Bjos meninas.
    Gece Melo

    ResponderExcluir