sexta-feira, 13 de julho de 2012

OLHAR, SÓ DE AZUL!

 Inspirado pelo comentário da amiga Ana Barroso no meu post OUSA-DIA ARTISTA! Onde ela citou Manoel de Barros “As coisas não querem mais ser vistas por pessoas razoáveis: Elas desejam ser olhadas de azul”.

É verdade, as coisas, a vida e as pessoas estão cansadas de serem vistas razoavelmente, elas precisam ser olhadas de azul. Um novo olhar para tudo!

Todo ousado e anestesiado, comecei a viajar nos azuis que existem por ai, e analisando vários tons, como por exemplo:
Azul-bebê, o doce e delicado, tocando e transformando.
Azul celeste, pensando na imensidade do céu, assim deve ser nossa vontade de fazer;
Azul marinho, guiados pelo mar, buscando ir às profundezas, se arriscar, sem medo de não poder mais voltar.

Transformar,
Fazer,
Buscar,
E arriscar!


Logo, buscando e pesquisando pela rede, encontrei uma pintura de Van Gogh , Noite estrelada:

 
Van Gogh, Noite Estrelada - 1889

E ai artistas, vamos jogar?

Viaje comigo também, pare um pouquinho e vamos falar de AZUL!

Joadson Prado








8 comentários:

  1. Acredito que é essa ousadia e autonomia de pensar que fazem o homem contemporâneo, revolucionar os diversos segmentos da sociedade. Precismos de pessoas revolucionárias,precisamos de loucos! Se formos analisar muitos artistas no ápice da criação usam da "loucura" para colocar suas inquietações perante o mundo que vivem.Precisamos transgredir as fronteiras desse sistema escravocrata, que o tempo todo nos oprime, nos fazendo refém da tecnologia que pelo que vemos, acomoda e descarta o poder da reflexão. Refletir um ato, pensar é um fato.Paremos então para pensar, para então agir.
    Vamos tentar olhar a vida não pelos olhos físicos, mas com os olhos da alma?

    EVERTON SANTOS PAIXÃO

    ResponderExcluir
  2. Nosssa lindooo!!! Azullll.....
    "Transformar,
    Fazer,
    Buscar,
    E arriscar!"
    Transforma, todo medo em coragem enfrentando todos os obstaculo que a vida coloca em nosso caminho!!
    Buscar a felicidades na menores coisa, aquelas coisa que muitas vezes são tem valor mais são as melhores coisas que a vida pode dá....
    Arriscar!! Palavra forte, que dá medo e coragem ao mesmo tempo.Que me faz voar no azul celeste até o azul marinho querendo ver uma sociedade que arrisca lutando, que buscar felicidade e que transforma uma realidade !!
    Eita azul que leva a gente numa viagem inesquecível, que nós surpreende em cada tonalidade!!!

    EU no meu mundo azul...
    Eita coisa boa em Pessoal!!
    Viageie legal.

    ResponderExcluir
  3. O azul de Van Gogh vem já já, eu juro. Esse azul intenso e perigoso. Azul é blue, e blue, além de azul é melancolia. O Blues, enquanto música, é a música da tristeza. Mas, curiosamente, no Brasil 'tudo azul'significa tudo legal, tudo alegre. Coisas de brasileiro, esse ser azul! que se amarelar: esverdeia! Eu amo azul - o de Ogum, o de Nossa Senhora Aparecida, o da Portela - e o da linda bandeira tricolor do meu Baêa. Amo o azul do mar que me encanta e me hipnotiza. Amo o céu mais azul do mundo que é o céu de Vitória da Conquista. Amo o azul do facebook. Amo o blues e amo estar viva! Drica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo Drica,

      "Seus relatos de uma estrela azulada"!

      Joadson.

      Excluir
  4. Van Gogh ta inquieto. Doido pra aparecer aqui no blog. Quieta o facho, Van Gogh! rs ...

    Azul, para mim, é infinito... É uma cor majestosa, hipnotizante. Cor primária que secunda num céu e mar cheios de inspirações... Azul não tem personalidade - quando você pensa que já apreciou todos os seus tons, lá vem o azul surpreendendo novamente com um pigmento mais lindo, mais fino, mais rico. O azul é desprevenido e exato - Todo modesto...

    Adoro uma canção do Caetano chamada "trem das cores". Ele deixa, sobre seu olhar de poeta sublime que é, seu olhar sobre as cores nas coisas mais inusitadas da vida. Peguei Caetano falando três vezes sobre o azul - enquanto as outras cores pareciam-lhe lindas, mas nunca mais lindas que o azul - que se repetia entre todos os cantos.

    Link da música:
    http://www.youtube.com/watch?v=Ik0U1PIMxTk&feature=player_embedded

    Apreciando a canção, percebo que Caetano deixa seu lamento quando diz sobre o "azul quase inexistente, azul que não há" que, embora falasse das casas com suas tintas desbotads, acredito que o autor também sugeria reflexão sobre o azul do céu que, como também lamentamos, está ficando cinza.

    Depois acabei me lembrando de outras duas canções do mesmo, chamadas "Araçá azul" (nome que intitula um dos seus álbuns) e "Rumba Azul" - criaturas lindas de nosso Brasil anil.

    SERÁ POSSIVI, CAÊ? Tu é de Iemonjá ou de Ogum? rs Belo em cada parte. Choque entre o azul e o cacho de Acácias...

    ai ai... arte sem cor, seria mesmo uma dor! Que tenhamos sempre este olhar azul para ver as coisas mais infinitamente. Ainda que o mais profundo esteja na superfície... (ounão)

    Acho melhor eu ir pensando em alguma postagem por que eu já tô pra lá de marraqueche, rs

    beijo de Ana
    (com "os olhos cheios de cores. O peito cheio de amore vãos. Eu vou, por que não?")

    ResponderExcluir
  5. Que lindo Ana,
    quando eu estava escrevendo esta postagem, estava escutando essa música de Caetano, "Trem das Cores", perfeita!

    ResponderExcluir