sábado, 21 de julho de 2012

A BELEZA DENTRO E FORA DAS TELAS




A beleza no século XV trouxe as mulheres roliças com ancas e seios fartos, com a pele clara, pescoço e mãos longas e cabelos loiros, isso quanto retratamos da pintura. Porém esse ideal de beleza foi aos poucos conquistando as mulheres da época, já que as pinturas renascentistas possuíam características realista e naturalista. Então para esse período as “gordinhas” tinham um privilégio.  Se observarmos algumas obras desse século podemos notar essas características de beleza como, A Primavera de Sandro Botticelli e Senhora com um Arminho de Da Vinci.



A Primavera - Sandro Botticelli



A Senhora com um Arminho - Leonardo Da Vinci




No entanto para as mulheres alcançarem este padrão de beleza, tinham que usar frequentemente maquiagens e alguns cosméticos que não eram tão elaborados, para clarear a pele e o cabelo, e que colocaria suas vidas em risco. Acredito que assim como nos tempos atuais onde muitas mulheres utilizam métodos cirúrgicos em prol da beleza, principalmente no que a mídia favorece, sem pensar nas consequências e sim no status que o corpo e a beleza lhe proporcionarão.  As mulheres do século XV não pensavam muito nas consequências do uso desses cosméticos, mas em desfilar com a pele alva e com as maças do rosto marcadas para dar um “ar” de saúde e com seus cabelos longos e louros.


Assim a beleza deixa as telas dos artistas e passa a ser a idealização das mulheres. Os padrões de beleza torna-se um referencial para cada período histórico, até os tempos atuais. E graças a essas tentativas na área da cosmética, hoje podemos utilizar cosméticos mais preparados e menos prejudicial a nossa saúde, para também nos tornarmos “BELAS”.


(Texto: Kamila Dias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário