terça-feira, 26 de junho de 2012

Porque o branco é branco?

Então, estou aqui, lendo algumas coisas, vendo alguns vídeos, escrevendo outras, me deu vontade de trazer a toda essa comunidade 2 vídeos.







Não sou professor de vocês, mas eu gostaria muito de saber como meus colegas e demais internautas relacionam estes dois vídeos com o BARROCO. Se pensarmos estas duas manifestações culturais enquanto Objeto Artístico, qual suas proximidades com o Barroco? Pegaram o feeling da coisa? Existem alguma relação quanto aos instrumentos utilizados? suas indumentárias? a forma como é cantada as músicas, andamento, etc...

Um beijo alumioso a todos ;)

Matheus Xavier



6 comentários:

  1. Meu caro colega TUZZA,

    Vc pergunta por que o branco é branco?

    Resposta: porque o branco não dá espaço para o preto entrar nos grandes BURACOS da vida!
    Toda segunda-feira não é dia de branco?? Cadê o cantinho do preto ? onde está?
    Um bjo grande de sua colega que muito te admira.

    Luemcena

    ResponderExcluir
  2. E aí querida, na verdade minha pergunta não era essa, o título era "Porque o Branco é branco?" era só uma forma de fomentar a busca do leitor pelos questionamentos, esse branco aí do título poderia ser Azul, ou verde, ou ser por exemplo: "Açúcar", ou "Sal", ou qualquer coisa que "tenha" uma função.

    Obrigado pela contribuição Lu!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  3. Tuzza,
    o Barroco mostrava muita dramaticidade, exuberância e realismo no seu estilo, também tinha uns processos de uma vida espiritual, creio que os dois videos mostram claramente tudo isso, os artistas daquela época faziam suas obras originais e ressaltavam a cultura, podemos observar que o terno de reis e o congado é uma cultura do Brasil, que foi criada originalmente daqui. Adorei os videos.
    Tainan Galdino

    ResponderExcluir
  4. Tainan, gostaria de lhe parabénizar pelo espírito crítico e reflexivo que voçê está demosntrando através de suas análises acerca das postagens... Ao fazer um estudo mais abrangente de suas ideias, posso destacar um aspecto que considero de grande importância: O teatro Barroco. Percebí que na França, o teatro consegue adaptar-se ao gosto refinado do público aristocrático a que se destina. Obedece a regras muito rigorosas: o tema é obrigatoriamente imitado de um modelo greco-romano; as unidades aristotélicas têm de ser respeitadas; a regra do "bom gosto" exige que a ação, de construção lógica e coerente, nunca mostre situações violentas ou ousadas; o texto, em geral em versos alexandrinos, é muito poético. Já na Inglaterra, Um período de crise começa quando, após a Revolução Puritana, em 1642, Oliver Cromwell fecha os teatros, e essa situação perdura até a Restauração (1660). Sendo que na Itália, O teatro falado é pouco original, copiando modelos da França. Mas na ópera ocorrem revoluções que modificam o género dramático como um todo. Em 1637, a Andromeda, de Francesco Manelli, inaugura o teatro da família Tron, no bairro veneziano de San Cassiano, modelo para casas futuras...

    (Nágella Almeida)

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Argumento baseado na referência abaixo:

    http://faroldasletras.no.sapo.pt/barroco_textos_teoricos.htm

    (Nágella Almeida)

    ResponderExcluir