quarta-feira, 27 de junho de 2012

O NASCIMENTO DE VÊNUS( Sandro Botticelli)

 Eliana  Santos

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Apartir da obra publicada pela colega Eliana santos, me debrucarei um pouco sobre vida e obra de Sandro Botticelli.

    Nascido em 1445, Alessandro di Mariano Di Vanni Filipepi, mais conhecido como Sandro Botticelli foi um célebre pintor italiano da escola Florentina do Renascimento. Aprendiz de Fra Filippo Lippi estudou com Andrea Del Verrocchio entre 1467 e 1470, na mesma época em que com ele estudara Leonardo da Vinci.
    Dedicou boa parte da carreira às grandes famílias Florentinas, especialmente a família Médici para os quais pintou preciosos registros de cunho mitológico e retratos, com destaque para (Retrato de Guiliano de Medici e A adoração dos Magos) este último rendeu-lhe a admiração dos Medici que colocou sob sua proteção e patronato condições que permitiu o artista o desenvolver de várias de suas obras –primas.
    Marcadas por um forte realismo, movimentos precisos de suavidade e cores vivas, as obras, deste, que foi um dos mais importantes artistas do Renascimento Italiano foi sem dúvida um resgate de diversos aspectos culturais e artísticos das civilizações grego e romana.
    Pintada em 1485, época em que a maioria das produções artísticas se voltavam a temas religiosos a obra “Nascimento da Vênus”, um dos mais relevantes trabalhos do artista, causou um efeito de paganismo, retratando forças da natureza e o resgate da mitologia Romana (a obra retrata a deusa Vênus emergindo do mar como mulher adulta).
    Em 1481 a chamado do Papa Sisto IX, o pintor esteve em Roma onde executou as obras “As Provocações de Moisés”, “O Castigo dos Rebeldes” e a “Tentação de Cristo”.
    A pintura Renascentista Florentina, adquiriu na segunda metade do século XV com Botticelli, um caráter melancólico, elegante e refinado, afastado das buscas científicas do início do século.
    Botticelli faleceu em 1510 e foi sepultado na Abbazia di Ognissanti onde trinta anos antes de sua morte pintou “Êxtase de Santo Agostinho”.

    Fonte de pesquisa: Google
    Adaptação de Texto: Vicente de Paulo

    ResponderExcluir