quinta-feira, 28 de junho de 2012

MAIS UMA CHAMADA DA PRÓ

Amores.

Fiquei empolgada com a chegada de mais gente ao blog, com mais publicações. Mas, não posso deixar de registrar que a qualidade das postagens ainda não deu aquela guinada que eu esperava. É inacreditável, mas tem muitos estudantes que nunca estiveram por aqui.

Vou perdoar aos que estão trabalhando, até aqui, porque estávamos nos aquecimentos.

A partir de agora, o babado vai ficar sério:


CUIDADO COM O EXCESSO DE POSTAGEM, UMA APÓS OUTRA: pode parecer contraditório, pois eu pedi que vocês postassem, postassem, postassem. Mas acabou que uma mesma equipe faz posts pequenos, um seguido do outro. Seria muito mais interessante se fosse um post só, mais elaborado, com mais conteúdo, mais reflexão.

POSTAGENS COM IMAGEM SEM COMENTÁRIO: É legal de vez em quando, quando as palavras talvez estejam em excesso, mas este não é o caso. Uma imagem solta, sem um comentário, uma reflexão, uma poesia que seja, fica muito solta, não convida ao debate com o leitor.


CADÊ OS ARTISTAS QUE VOCÊS FICARAM DE ESTUDAR E APRESENTAR? A ideia é vocês compreenderem o período pelo caminho dos dois artistas escolhidos, esmiuçar a vida dele, pesquisar intensamente, entender seu modo de trabalhar, seu estilo de vida. Sem dúvida, ao pesquisar isso vocês estariam pesquisando o período.


OS POSTS DOS COLEGAS CONTINUAM SEM DIÁLOGO: Aí eu não culpo só o leitor, mas o autor da postagem, porque muitos posts não são convidativos a um debate. Tem um post que um professor veio comentar, eu respondi, pedi no face que alguém dialogasse com o professor e até adora nada. Pensa como seria legal se estudantes de outra instituição, de outro estado estivessem dialogando com a gente. Seria muito rico. Os posts de Matheus são muito instigantes e também têm tido pouca adesão.

SOMOS UM CURSO UNIVERSITÁRIO: Eu sei que vocês não tiveram História da Arte (talvez não como devessem ter tido) no Ensino Básico, mas não podemos esquecer que somos uma turma de 3º semestre do Ensino Superior. Então, o trabalho TEM que ser mais do que informações de nome e onde nasceu este ou aquele artista. Precisamos APROFUNDAR nas questões, nos temas circundantes, nos debates conceituais sobre arte. Peguem assuntos de outras disciplinas, tragam para os seus posts. Tragam suas inquietações filosóficas. Estamos falando de Renascimento!!! REFLITAM, pelo amor de deus, em cima das informações que vocês colheram na pesquisa. De nada serve uma pesquisa se ela não leva a outro lugar. Juntar dados não é nada, se não houver reflexão sobre estes dados. Há alguns posts - ainda tímidos - que estão indo nessa direção, mas ainda muito, muito tímido.

ESPREME QUE SAI: Louvo as participações raras que eu li de um colega no post do outro, mas vamos apertar a mufa que eu tenho certeza que sai mais do que uma frase. Meu deus!!! Vocês precisam acreditar em vocês. Vocês escolheram a vida acadêmica. Se não querem REFLETIR, ESCREVER, DEBATER, caiam fora. Tem um mundo enorme para além dos muros da Universidade. Mas aqui é assim! Pra ser estudante de ensino superior tem que LER, LER, LER e escrever bem! E escrever bem é uma tarefa como outra qualquer, só se aprimora com a prática. Ousem! Não fiquem com vergonha do espaço público. Aqui somos praticamente anônimos! Estamos juntos. Já falei, só tropeça quem caminha. Se eu corrijo alguma coisa, ou comento, ou critico, isso faz parte do processo, não estou ofendendo ninguém. São provocações. Não há porque ter melindres. Somos adultos!

Eu estou prestes a ficar bem triste com o trabalho, mas sei que vocês me amam, como eu amo vocês e que as coisas vão melhorar.

Só há uma coisa que vocês precisam saber: VOCÊS SÃO BONS! VOCÊS SÃO INTELIGENTES, CRIATIVOS! Deixem de medo e (talvez) de preguiça! Preguiça de estudar, de ler, de escrever, de aprender a postar, de fazer um vídeo, de fazer algo novo.

Não há nada pior a uma nação do que uma juventude cansada!

Eu ainda acho que vai dar certo!

Por favor, não me abandonem!

Drica

Para quem não leu a AVALIAÇÃO PROCESSUAL (só tem um comentário e mesmo assim bastante genérico) favor CLIQUE AQUI.

Um comentário:

  1. Isso aí Drica!!!

    Bom, então, eu também quero muito vê meus colegas debatendo comigo, vocês acham que eu estou aqui no blog só pra tirar onda? ou só contribuir?
    Nãããao, estou aqui, porque tenho INTERESSES!!! Diz a disciplina dois semestres atrás, se vocês me perguntarem algumas coisas específicas, eu não saberei responder. Porque? porque fiz a disciplina e não continuem estudando... (o normal que se acontece), mas qnd vi o blog, e percebi que poderia participar das aulas (mesmo que indiretamente) fiquei muito feliz...
    Estou revendo algumas coisas que vi, e o mais importante. Estou APRENDENDO! e digo-lhes uma coisa. Das formas de aprendizado (fora o conteúdo no CORPO em Cena) que tive, o DEBATE entre os colegas e professores é o que mais aprendi...

    Olha queridos colegas, neste semestre eu dei um "migué" em um seminário sobre o Teatro do Japão, que tive (disciplina de Drica). Depois do seminário, fazendo outras leitras sobre o japão, vi uma palavra: AMATERASU, o que me despertou uma curiosidade. Porque? AMATERASU é o nome de um "poder" que um personagem de um ANIME JAPONES (NARUTO) possui. Quer dizer, minha memória relacionou esta palavra com alguma coisa de minha vivência, fui buscar fazer relações entre o significado de AMATERASU em NARUTO e AMATERASU no Teatro Japonês. Achei!
    Fiquei muito Feliz!

    Eu acho, que o que falta nos posts, são relações entre suas vivências pessoais, Talvez ninguém tenha visto alguma obra Barroca na vida (de verdade), mas talvez tenha visto ou tem algum objeto em sua casa que possui traços do Barroco, Música... etc...

    Se joguem!
    DIGAM SIM!!!

    ResponderExcluir