sexta-feira, 22 de junho de 2012

GINCANA JUNINA



ATENÇÃO PESSOAR, VAMOS COMEÇAR A QUADRILHA DO RENASCIMENTO:

Quem responder (e me convencer) às 3 perguntas que serão lançadas ao longo do feriadão, vai ganhar 0,75 ponto na avaliação do conteúdo do blog (0,25 pra cada pergunta). Tem que ser com suas próprias palavras.

OLHA O CONTROL C + CONTROL V: É mentchiiiiira!!!!

ANARRIÊ:

1ª Pergunta:

Leia, ouça, se delicie e reflita sobre esta canção de Jorge Mautner, do disco ÁRVORE DA VIDA (que eu amo!) e depois responda à avalanche de perguntas lá em baixo:


PERSPECTIVA
Jorge Mautner




Gosto de quem gosta
Das coisas sem querer prendê-las
Gosto de quem gosta, como eu
De ficar namorando, ficar se beijando, olhando
Para as estrelas
Gosto de quem gosta
Das coisas sem querer prendê-las
Gosto de quem gosta, como eu
De ficar namorando, ficar se beijando, olhando
Para as estrelas
Assim vou caminhando
Por esta vida
Assim eu vou andando 
Por esta imensa avenida
Vivendo não sei bem por quê
Sempre numa grande expectativa ahh
E avenida em russo quer dizer perspectiva
E avenida em russo quer dizer perspectiva
Sendo assim eu lhe pergunto
Se você não quer ser
A minha avenida, a minha ávida vida
A minha expectativa, a minha perspectiva
A minha expectativa, a minha perspectiva
Por exemplo
Perspectiva é avenida
Avenida Nevsky: perspectiva Nevsky
Avenida Getúlio Vargas: perspectiva Getúlio Vargas
Avenida Brasil: perspectiva Brasil
Avenida Paulista: perspectiva Paulista
É.... glasnost... transparência
E abertura é perestroika
Karandash é lápis e babushka é vovó
E camarada, ah camarada é tovarish
E paz, paz é mir mir mir
Gosto de quem gosta...
Para a rua, tambores e poetas
Ainda há palavras lindas
U R S S - União das Repúblicas Socialistas Soviéticas
Ó tu, União Soviética, Cristo entre as nações
Para o júbilo, o planeta ainda está imaturo
É preciso arrancar alegria lá do futuro
Morrer nesta vida não é difícil
O difícil é a vida e seu ofício
E os demais todo mundo sabe
O coração tem moradia certa
Bem aqui no meio do peito
Mas é que comigo
A anatomia ficou louca
E sou todo, todo, todo, mas todo...
Coração


1ª pergunta: (são várias em uma só):


O que você achou da música?
Por que ela se chama PERSPECTIVA?
Por que Mautner mistura tanto assunto numa canção só?
Qual a importância da PERSPECTIVA em todas as fases do Renascimento?
A PERSPECTIVA em termos geométricos tem alguma coisa a ver com a PERSPECTIVA no campo do pensamento?


Aguardo respostas através de comentários! A melhor resposta vira um post e ganha mais 0,25 pontos!


Drica




17 comentários:

  1. ¹Achei linda!! De uma delicadeza!! ²Para mim, ela se chama perspectiva, por causa da vida, és linda, principalmente aos olhos nus, e por ser avenida em russo, nos traz a dimensão de larga, extensa, cumprida, quase sem fim... perspectiva por ter um foco!³Vejo todo esse conteúdo inserido porque não é apenas uma canção, é um modo se ensinar utilizando ritmo,letra e paixão.4 A perspectiva nas fases, são importantes, pois relacionava diretamente a cultura,religião, política, na alta renascença o humanismo é uma das perspectivas, o aviso ou alerta de autonomia da arte, a emancipação do artista de sua classe de artesão e equiparação ao especialista e/ou letrado, a busca pela lealdade à natureza.5 Sim, estão coligadas, o pensamento cognitivo, a aplicação dos termos geométricos, para haver uma comparação, criação, codificação entre outros fatores.

    Bom São João...

    Luanna Azevedo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua escrita é um laribinto. Eu me perco, mas gosto! Drica

      Excluir
    2. Laribinto é tuuuuuuuudo. Eu quis dizer LABIRINTO! KKKKKKKKK.

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkkkkkkk pelo menos gostou!!!


      Luanna Azevedo

      Excluir
  2. Massa a música, me lembrou Oswaldo Montenegro. Então, perspectiva... Ela foi desenvolvida pelos artistas da época (Renascimento), tinha o objetivo de "enganar" a visão, por exemplo simular paisagens com tridimensionalidade. Creio eu, que o termo "Perspectiva" como título da música se refere mais quanto à "Teoria Cognitiva", que em outras palavras, o referido título da música tem a ver TAMBÉM com Panorama, Esperança. É o meio entre um objeto e outro, no caso, o CAMINHO! a AVENIDA por onde o SUJEITO da música passa.
    Porque ele mistura tanta coisa numa só, eu não sei! Deixe isso pra subjetividade do Artista, eu não consigo interpretar. Mas me parece que é uma música da década de 80, ou que pelo menos trata (neste referido momento) da situação da Russia, as medidas do governo Gorbachev...


    Então, o renascimento colocava a Arte como imitação da natureza (olha os gregos e romanos aí!!!) , daí rolava uma preocupação na representação da mesma, foram buscar na matemática, a Perspectiva na pintura (resultado de cálculos matemáticos) deu outro panorama para as obras, a tridimensionalidade era simulada aí (o que já disse antes). Eu não sei responder essa pergunta corretamente, mas acho que a perspectiva deu ao homem uma iluminação, mostrou uma outra perspectiva de vida (um outro caminho, uma outra avenida)...

    teria aí então uma relação com a Russia? em sua Perestroika, que além de Abertura quer dizer reestruturação, reconstrução! Os Russos aí, optaram passar por uma transformação, percorrer uma outra AVENIDA!

    Sobre a última pergunta, acredito que Perspectiva (do ponto de vista geométrico) tem toda relação com a do Campo do Pensamento. Porque? Porque além de todos os fatores (onde alguns de forma sucinta foram postos aqui) óbvios, são duas coisas diferentes que possuem o mesmo nome, mas esse diferente é bem parecido!

    Perspectiva numa pintura, é o caminho, meio ao qual dá ao expectador a ILUSÃO de tridimensionalidade. Ela ROMPE, ela TRANSGRIDE, SUBVERTE(até então) as possibilidades do "Lápis" e o "papel".
    Perspectiva sob outra definição quer dizer caminho, escolha, panorama, vista, previsão, receio. É algo que lhe dá um "norte" para se chegar a algo (seu objeto ou objetivo), Perspectiva é o Caminho, não se vê o fim, é preciso percorre-lo, este ato de percorrer é o ato TRANSGRESSOR, o indivíduo acredita na Ilusão causada pela perspectiva.

    Eu acho que me embolei, enfim, minha resposta (mesmo não valendo ponto) está aí, espero ter contribuído de alguma forma.


    (momento piada)
    ps. Perspectiva também era o nome de um Cursinho Pré-Vestibular de Vitória da Conquista, que Faliu. O Caminho que eles desejavam se esvaio no meio do percurso!

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkk. Grande participação, caro Tuzza. Tu és um sem-vergonha, com grandes perspectivas. A melhor forma de te ter na sala de aula é trazendo a sala para a net. Safado! Adorei sua participação. Claro que as perguntas são, na verdade, estímulos para a construção da resposta, do ponto de vista primeiro da compreensão e depois da interpretação. Sem dúvida, nem tudo se responde e acertar é um conceito inútil aqui. Espero que outros peguem o fio da meada e construam uma resposta provocadora, confusa talvez (por que não?) mas que alimente o debate e aumente nossa PERSPECTIVA. Venha sempre! Drica

    ResponderExcluir
  4. O que você achou da música?

    A música PERSPECTIVA de Jorge Mautner traz algumas reflexões pertinentes á respeito da vida, como também, recorre de vários contextos sejam eles históricos/sociais/políticos/ideológicos para se evidenciar determinados acontecimentos, numa visão crítica acerca das vivências e perspectivas do autor. Há uma aproximação entre música e leitor, fato este que nos leva a pensar de maneira crítico reflexiva. Refletimos de acordo com as idéias deste, pois, de alguma forma somos convidados a embarcar nessas vivências, somos convidados a sermos essa “avenida”, que nesse caso, em russo, quer dizer perspectiva. Enfim, ao aproximar as suas perspectivas em relação de quem estar ouvindo ou lendo a letra dessa música, o autor consegue prender a nossa atenção durante a sua trajetória e seu pensar sobre a vida.

    (EVERTON SANTOS PAIXÃO)

    ResponderExcluir
  5. Por que ela se chama PERSPECTIVA


    O título “PERSPECTIVA” de início já nos remete a clara visão do autor frente as suas concepções ideológicas de vida. No primeiro verso percebemos claramente que este gosta de desfrutar sobre esta: beijar, namorar, olhar para estrelas... Há um desfrutar sobre a vida de maneira equilibrada, mas que esse aproveitar não seja uma condição de obrigação, de aprisionamento. E nessa trajetória que o autor segue caminhando em direção a avenida, que a meu ver em sentido mais amplo a palavra refere-se à busca e o olhar que o prezado autor tem em relação a vida. Avenida é o mundo idealizado, sonhado pelo autor. O mundo de possíveis mudanças...





    Por que Mautner mistura tanto assunto numa canção
    só?

    Ao analisar o nome da música em evidência: “Árvore da Vida”, constato que o autor mostra em decorrer das suas visões a sua trajetória de vida, e para isso, este recorre de várias questões importantes sejam elas: Históricas, sociais, políticas e até mesmo ideológicas, mostrando assim ao leitor, a sua visão de mundo e ao mesmo tempo deixando-nos atona essa perspectiva, do querer “mudar”,do sonhar” e transformar” o mundo.Nos últimos versos percebemos a analogia que este faz em torno da vida, mostrando a grande complexidade do sistema em que vivemos.
    “Morrer nesta vida não é difícil
    O difícil é a vida e seu ofício”

    Ao fazer menção de tantas questões relevantes, à música o prezado autor nos faz refletir e pensar o que seria essa vida não presa a regras, essa vida que se relaciona e se contextualiza com vários outros contextos sócias/políticos/ideológicos e que está imbricada entre presente, passado e futuro.

    EVERTON SANTOS PAIXÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só esclarecendo: ÁRVORE DA VIDA é o nome do álbum. A canção é mesmo PERSPECTIVA. Mas, tá super valendo toda a sua resposta linda.

      Excluir
  6. Qual a importância da PERSPECTIVA em todas as fases do Renascimento?

    O renascimento representa a quebra de paradigmas mediante o pensar da idade média. As questões ligadas à religião deixam de certa forma de interferir tanto na vida das pessoas, agora o homem ganha espaço, pois, nesse período há uma ruptura nessa mentalidade opressora e manipuladora geradas pela mesma. As pessoas eram impedidas de buscar uma perspectiva de mudança na descoberta e explicação dos fatos que lhe eram lançados, tudo era considerado verdade pela igreja, louco quem discordassem, ou fosse contra a esse pensar. Galileu, Martinho Lutero, Isaac Newton e tantos outros pensadores quem o diga. Mas afinal, o seria a verdade? Os artistas, as pessoas agora têm o direito de pensar, de refletir, de construírem o que consideram relevantes para suas vidas. O pensamento intelectual ganha espaço, os artistas passam não só a vivenciar a realidade a sua volta, como também EVIDENCIAM em suas obras a liberdade do homem “pensar”, de criar, de não estar preso a regras... Nesse período surge o antropocentrismo em apologia ao teocentrismo. Deus já não está no centro de todas as coisas e, sim o homem, este que passa a refletir, questionar a natureza da vida em todos os aspectos. Ocorre nesse parâmetro mudanças nas produções e no modo de vida das pessoas, que agora pensam e interferem na vida cultural, social e religiosa. Destaco nesse período artistas como: Leonardo da Vinci, Michelangelo e Donatelo.
    Do ponto de vista cronológico o renascimento não foi somente uma volta ao passado, mas uma “Perspectiva de mudança”, no plano artístico-filosófico, uma alteração na visão e concepção de mundo das pessoas, sendo este uma integração da Antiguidade Clássica e um relacionamento com ela, em síntese: um descobrimento de mundo, do homem. Esse futuro que advêm de um olhar sobre o passado.

    EVERTON SANTOS PAIXÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei sua reflexão sobre o passado e o presente ao falar de perspectiva. De fato, a ideia de ponto de fuga faz essa ponte, essa linha entre os dois tempos. Muito bom, querido. Sobre o antropocentrismo, como apologia ao teocentrismo, acho que seria mais como contraponto, ou como resposta, não necessariamente como apologia. Drica.

      Excluir
  7. Ufa, depois de tanto escrever quero descanso... As minhas respostas foram fragmentadas professora, devido o meu excesso na escrita. kkkkk. Espero que tenha superado suas expectaivas no esforço para aprodução de conhecimentos, que aqui venho compartilhar. A questão é:um novo jeito de aprender e construir aprendizado num processo que usa da tecnologia para compartilhar o poder que todos querem ter: Conhecimento. Obrigado, por essa iniciativa maravilhosa! Obrigado por no dar espaço e voz ativa, pois a aprendizagem se da tanto do aluno para o professor como do porfessor para com aluno, ambos numa relação de trocas de experiências. Isso é puramente Vigostky!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. U-hu! Vamos que vamos. Enquanto vc descansa, que tal preparar um super post sobre o seu assunto, sobre alguma obra de seus queridos e protegidos artistas? Sobre o aprendizado bate-volta, concordo com vc. É sempre de mão dupla. Estou adorando estar aqui no blog. Quando todo mundo estiver postando e comentando eu vou enlouquecer, mas eu adoro enlouquecer!

      Excluir
  8. A PERSPECTIVA em termos geométricos tem alguma coisa a ver com a PERSPECTIVA no campo do pensamento?

    Toda perspectiva é uma forma de pensar, conceber algo. Toda perspectiva supõe-se de um pensamento filosófico que surge de determinadas coisas que, acreditamos ser uma visão ou ideologia de vida. Logo, conceber implica em pensar, e se eu penso,interfiro. Seja qual for o campo de atuação, o pensamento racional/intelectual irá influenciar na perspectiva independente do campo analisado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas tem uma abordagem do conceito de PERSPECTIVA que é bastante concreta e matemática. Dá uma olhadinha na resposta de Matheus Tuzza, que ele explica bem. Espero que alguém mais traga considerações sobre a PERSPECTIVA enquanto elemento visual na pintura e na escultura do Renascimento.

      Excluir
  9. 1º- Gostei muito, me lembrou as musicas que minha mãe colocava no som quando era criança.
    2º- A musica se chama Perspectiva por comparar a palavra russa ao cotidiano das pessoas, ou seja, toda a trajetória da vida, durante a sua estadia no circulo da sua existência. No tocante a musica, o autor substitui a palavra vida por perspectiva.
    3º- Porque são abordados diversos temas que nos remete a historia da humanidade.
    4º- Porque tal qual o Renascimento a musica é um repensar da realidade, tomando outras diretrizes na historia, modificando o pensamento anterior. Renascimento significou na idade média mudanças de conceitos e consequentemente de pensamentos que se vivenciava na época.
    5º- Sim, porque mudando-se as formas e posição dos seres, naturalmente haverá também mudanças de pensamento, levando-se em consideração o tempo e o espaço contextualizado.
    Sentes, Pensas e Sabes que Pensas e Sentes
    Dizes-me: tu és mais alguma cousa
    Que uma pedra ou uma planta.
    Dizes-me: sentes, pensas e sabes
    Que pensas e sentes.
    Então as pedras escrevem versos?
    Então as plantas têm idéias sobre o mundo?

    Sim: há diferença.
    Mas não é a diferença que encontras;
    Porque o ter consciência não me obriga a ter teorias sobre as cousas:
    Só me obriga a ser consciente.

    Se sou mais que uma pedra ou uma planta? Não sei.
    Sou diferente. Não sei o que é mais ou menos...
    Alberto Caeiro
    (Heterónimo de Fernando Pessoa)

    Tainan Galdino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas respostas, querida. Adorei a relação com Fernando Pessoa, ainda mais Caeiro, que é o meu preferido. Drica

      Excluir