segunda-feira, 25 de junho de 2012

Renascimento na Itália - Michelangelo


Michelangelo                

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni (Caprese, 6 de Março de 1475 — Roma, 18 de Fevereiro de 1564), mais conhecido simplesmente como Miguel Ângelo (português europeu) ou Michelangelo (português brasileiro), foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.
Michelangelo era filho de Ludovico di Lionardo Buonarroti Simoni e Francesca di Neri di Miniato del Sera. Aos seis anos, ficou órfão de mãe e foi entregue aos cuidados de uma ama-de-leite, cujo marido era cortador de mármore, o que despertou nele a vocação de escultor. Entretanto, seu pai, de uma família da aristocracia florentina, nunca aceitou a inclinação do filho pelas artes, chegando a espancá-lo ao encontrar desenhos em seus cadernos.


Mesmo assim, persistente, aos 13 anos, Michelangelo ingressou na oficina do pintor Domenico Ghirlandaio, onde permaneceu por um ano. Depois foi para a escola de escultura do rico banqueiro e mecenas, Lorenzo de Medici. Sua primeira obra produzida na escola foi “O Combate dos Centauros”, um baixo-relevo de tema mitológico.


Após a morte de Lorenzo, em 1492, Michelangelo deixou a cidade e fixou-se em Bolonha onde permaneceu por quatro anos. Esculpiu o “Cupido Adormecido” e, em 1496, a convite do cardeal San Giorgio, que havia adquirido a obra, foi morar em Roma. Sob a influência da cultura greco-romana fez duas obras de motivos pagãos, “Baco Bêbado” e “Adônis Morrendo”, na mesma época em que fez a cristã e comovente “Pietà”.

O artista retornou a Florença em 1501, demonstrando maturidade em trabalhos como a escultura “Davi”, e na pintura “A Sagrada Família”. A genialidade de Michelangelo encantou o papa Júlio 2o que chamou o artista em 1503 para construir o túmulo papal. O trabalho só foi finalizado em 1545, anos depois da morte de Júlio 2o (falecido em 1513) e da sucessão de outros papas. Do projeto inicial restou apenas o Moisés, o centro do monumento.
Foi também o papa Júlio 2o quem encomendou a Michelangelo a decoração da Capela Sistina. O projeto começou em 1508 e foi concluído em 1512. A pintura retratava todo o Antigo Testamento em imagens dramáticas e tornou-se uma das principais obras de arte do mundo ocidental.


Michelangelo recebeu outros trabalhos dos papas que sucederam Júlio 2o para reestruturar fachadas de capelas e decorá-las. Também merece destaque sua incursão na poesia. Ele produziu sonetos de grande vivacidade sobre os temas religiosos. Michelangelo morreu aos 89 anos.

Algumas obras de Michelangelo:

“A Criação de Adão” (detalhe - pôster de 60 × 30), célebre pintura que Michelangelo fez no teto da Capela Sistina.








caravggio
“Amor vincet omnia”. Ou, na língua de Júlio César, “O amor conquista tudo”. Título da obra de Michelangelo Merisi da Caravaggio (1571 – 1610), que exibe um Cupido com ar triunfador.
A obra foi pintada para o marquês Vincenzo Giustiniani entre 1602 e 1603. Está no Staatliche Museen, Berlim.







Baco






Davi



A Sagrada FamíliaPietá
 
 

O Papa Julio II
 
Criação do sol e da lua -- Capela Sistina
 
 

Moisés




(Nágella Almeida)
                                                                                                                                                     

3 comentários:

  1. Querida, perceba que tem um Michelangelo intruso aí nas obras. É o Caravaggio, outro grande artista, só que de outro momento do Renascimento. Se você observar bem, verá que as luzes, os traços são bem diferentes dos demais. Gostaria também que vc colocasse a fonte do texto que vc transcreveu ou resumiu no post, mesmo que seja mais de uma fonte, relacione todas elas ao final. Também sinto falta da descrição dos selos em homenagem ao artista, que estão sem legenda. No mais, está bem legal. Acho que poderia rolar o estudo de uma obra dele, né? Fale com a equipe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe Dria, não tinha tinha ficado atenta quanto a isso: colocar a referência das fontes.Quando coloquei a obra de Caravaggio foi com a intenção de mostrar a importância de Michelangelo para outros artistas, mas acabei me esquecendo de esclarecer... Quanto a descrição dos selos, gostaria de mais informações para que eu possa acrescentar. De qualquer forma, vou seguir suas orientações... acho muito interessante a ideia de estudar uma obra do referido autor... falarei com a equipe.

      Agradeço o comentário!

      Nágella Almeida

      Excluir