segunda-feira, 16 de julho de 2012

QUEM FOI RAPHAEL SANZIO ?

Renascimento na Itália

Raphael Sanzio.1506

      Ao acompanhar a evolução da arte, podemos dizer que Rafael Sanzio foi uma personalidade á frente de seu tempo,viveu intensamente, produziu muito, abusou dos amores carnais e morreu jovem, deixando um legado artístico que até hoje impressiona e desperta grande interesse em estudiosos e amantes da arte.

        Rafael Sanzio nasceu em 6 de abril de 1483, em Urbino, uma província na região de marcas, no centro da Itália.Ainda criança Rafael começa já a estudar desenho e perceptiva no ateliê do pai, sendo acompanhado de perto a cada traço.Este Incentivo foi crucial para que Rafael desenvolvesse tão precocemente o enorme talento que tinha e viria encantar o mundo por séculos.

Fato que Rafael era dono de uma talento enorme, com uma autodefesa para uma vida . cercada de incertezas e duras perdas desde o inicio. Assim, da mesma forma que o mundo viu a carreira do pintor de Urbino deslanchar de maneira meteórica, viu sua vida chegar ao fim também precocemente, em 1520.


As causas de sua morte são fruto de desencontros e curiosidades. Segundo Vasari, esta teria sidopelos excessos de uma noite de amor, uma vez que, belo e jovial era reconhecidamente um amante intenso. Rafael Sanzio faleceu no dia 6 de abril de 1520, uma sexta-feira santa,curiosamente no dia em que completava 38.


Umas de suas obras mais conhecidas são:




A transfiguração (1517-1520)

A Transfiguração é uma pintura, considerada a última e uma das mais importantes obra de Rafael Sanzio (1483-1520), baseada na Transfiguração de Jesus, descrita no Novo Testamento da Bíblia, no livro de Mateus, capitulo 17, versículos 1 a 13. Foi encomendada em 1517, pelo Cardeal Giulio de Medici, posteriormente Papa Clemente VII. A obra desvia de seu estilo sereno e apresenta uma nova sensibilidade de um mundo turbulento e dinâmico, tende em direcção a uma expressão chamada de Barroco.





O casamento da virgem (1504)

Em sua primeira obra de realce, O casamento da Virgem (1504), a influência de Perugino evidencia-se na perspectiva e na relação proporcional entre as figuras, de um doce lirismo, e a arquitetura. A disposição das figuras é, no entanto, mais informal e animada que a do mestre.



A Escola de Atenas, 1509.

"Escola de Atenas" é uma alegoria complexa do conhecimento filosófico profano. Mostra um grupo de filósofos de várias épocas históricas ao redor deAristóteles e Platão, ilustrando a continuidade histórica do pensamento platônico.

É NOIS RENASCIMENTO NA ITÁLIA

Polly Kirlya

Ideias baseada na pesquisa e texto de


Luciana Inhan e Tiago Freitas. Renascimento: uma Europa renovada através das obras de Leonardo da Vinci, Michelangelo, Sandro Boticelli e Rafael Sanzio. Ed. Escala. São Paulo, 2008. (p.147-152)


8 comentários:

  1. Muito bom esse site, essas obras de Rafael Sanzio, me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, querido ou querida pelo retorno. Ficamos felizes em ajudar!

    ResponderExcluir
  3. Pera aí ele nasceu no século 17 e morreu em 1520?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um erro de digitação, Tainara. Deveria estar 1483 e não 1843, um erro imperdoável. Eu mesma, professora da disciplina não me dei conta. Obrigada pelo toque. Vou alterar no post. Abraços, obrigada pela observação. Espero que tenha gostado do blog apesar do 'mico'. Viu que não dá pra confiar em tudo que sai na internet? (Como em outras mídias também...) Drica

      Excluir
    2. Sem problema! ;) Foi só um toque mesmo. Adorei o blog!

      Excluir
  4. Muito bom , mas em alguns momentos você escreveu RAPHAEL e em outros RAFAEL .

    ResponderExcluir
  5. esse é um blog ótimo...fala sobre o rafael sanzio...

    ResponderExcluir