sexta-feira, 13 de julho de 2012

Século XVI e Salvador! O que tem em comum?


“A expressão ‘gótico flamengo’ descreve as obras produzidas na região de Flandres, no que hoje seriam, aproximadamente, a Bélgica e Luxemburgo. Esses trabalhos, também chamados de ‘flamengos’, alcançaram a maturidade no século XV, quando os pintores flamengos desenvolveram um estilo e uma abordagem temática completamente diferente. Eles rejeitaram a elegância cortês e os ornamentos extravagantes do gótico internacional em favor de um novo realismo. Cenas dramáticas foram substituídas por retratos da vida doméstica, nos quais a espiritualidade e a realidade eram dispostas lado a lado.”

Hoje observando os pintores dessa época, como Jan van Eick (c. 1390-1441), Rogier van der Weyden (c.1399-1464), Hans Memling (c.1430/1440-1494) e Hugo van der Goes (c.1440-1482), me passam um legado de como viviam e viam como era ou seria uma idéia do mundo. Como li e aprendi, darei um retorno... antigamente o mistério por assim dizer, para o sucesso destas pinturas e dos pintores era retratar a prosperidade econômica de onde moravam, da região.

“Os tecelões locais exerciam um importante papel no comércio de tecido, e os portos ao norte ajudaram os Países Baixos a se tornarem um entreposto comercial cosmopolita e agitado.”

FARTHING, Stephen, 1950 - Tudo sobre arte / Stephen Farthing [tradução de Paulo Polzonoff Jr. et AL.]. – Rio de Janeiro: Sextante, 2011

E a partir destes estudos, por um livro que não tenho, mas adoraria ter “Tudo sobre arte. Os movimentos e as obras mais importantes de todos os tempos”... fiz uma COMPARAÇÃO entre os séculos XV, XVI com Salvador... entre as cidade baixa e o comércio, do que a cidade era movida no século XVI e como se mobiliza nos tempos atuais!! Mas me dei conta de que conheço uma pessoa que poderia explicar e contribuir nesta pesquisa melhor do que eu. Silvana Rós - Guia de Turismo e Pós graduada em Arte Patrimônio Cultural. Espero sua contribuição!


Luanna Azevedo

3 comentários:

  1. Luanna querida, a partir deste breve comentário sobre uma partícula da História da Arte - Gótico Tardio ou Gótico Flamengo no período dos séculos XV e XVI, podemos rememorar como a nossa Capital SSA, se movimentava nas suas indagações.Mas antes de fazer esse resgate memorial sobre a circulação do nosso comércio, é válido recordar através de uma pequena cronologia.
    - Sabemos que em 1500, século XVI o Brasil foi descoberto;
    - Em 1530 começa a primeira expedição De Martinho Afonso;
    - Francisco Pereira Coutinho, chega à capitanias Hereditária da Baía de Todos os Santos e funda a Vila do Pereira Coutinho, em Santo Antônio da Barra. ( Bairro da Barra);
    - 1549 Tomé de Souza, primeiro Governador do Brasil, inicia a construção de Salvador (primeira cidade brasileira fundada em 29 de março) esta data foi aproximada diante de uma comissão de estudos liderada pelo Historiador Pedro Calmon.
    Luana a partir dessa data que Salvador se molda como cidade. Suas primeiras construções não as arquiteturas atuais, surgem em casa de taipe. Tomé de Souza Chega com a missão de edificar uma cidade fortaleza diante da geografia acentuada que tem a cidade do Salvador. Temos um hábito de compreender que a cidade é “dividida” em Cidade Alta e Cidade Baixa. Mas com os estudos geológicos e geográficos sabemos que toda a parte baixa que se nivela ao mar se constitui em Cidade Baixa e a Cidade Alta se compreende a que não se aproxima do mar. Ou seja da Península Itapagipana até a última praia é Cidade Baixa os demais bairros que não estão nos limítrofes da Baía de Todos os Santos é Cidade Alta.
    Retomando o século XVI... nessa missão Tomé de Souza não vem sozinho ele nos trás trabalhadores, homens que não pagavam os impostos a Coroa Portuguesa, entre outros. E assim estabelece que a cidade teria dois portões do Carmo e Bento.

    Salvador começou a ser construída entre o largo do Pelourinho e a Praça Municipal aonde tem o Elevador Lacerda e as razões que levaram a escolha deste local são bastante claras. É a parte mais alta da cidade, em frente ao porto, perto do comércio e naturalmente fortificada pela grande depressão existente que forma uma muralha, de quase noventa metros de altura, por quinze quilômetros de extensão, o que facilitaria a defesa de qualquer ameaça vinda do mar.
    Em poucos anos, Tomé de Souza construiu uma série de casarões e sobrados, na parte superior dessa muralha, todas inspiradas, evidentemente, na arquitetura barroca portuguesa e erguidos com mão de obra escrava negra e indígena.

    Sobre como se movimentava o comércio... Tivemos o primeiro e maior Porto do Brasil, na parte baixa onde hj tem o Mercado Modelo nosso comércio era forte. Tudo era vindo pela Baía de Todos os Santos, assim as mercadorias eram levadas pelos negros escravizados, para a parte alta da cidade, sempre pelas ladeiras de Salvador que se encontravam para o porto. Como as ladeiras da Preguiça, Misericórdia e Conceição além de outras. O Antigo Mercado Modelo


    era uma Alfândega que recebia essas mercadorias, funcionava como um depósito para assim serem comercializadas.

    Salvador perde o poder de Capital em 1763 para o Rio de Janeiro, isso acontece devido ao declínio do Cacau e o auge do Café, Açúcar e o Ouro no Sudeste.
    No século XIX a cidade se fortalece com J.J.Seabra aonde tem a ousadia de expandir a urbanização da metrópole.
    Atualmente a Cidade do Salvador vive basicamente da Construção Civil e fortemente do Turismo.

    Lú encerro essa contribuição extensa, mas não poderia falar de comércio circulante no século XVI sem pontuar sobre nossa história e o que acarretou para os dias atuais.

    Grande Abraço,
    Silvana Rós.

    ResponderExcluir
  2. Lu e Silvana, linda participação, super esclarecedora e instigadora de imagens. Como falei com Lu, senti falta de imagens no post e sugeri que ela fizesse um post com seu texto e parte do dela (a segunda parte), trazendo imagens das obras do Gótico tardio e imagens da arquitetura de SAlvador ao longo do tempo. E, uma fotinha da nossa colaboradora, que é muito bem vinda.

    ResponderExcluir
  3. Olá Professora, obrigada. Certamente irei postar. Tenho costume de registar a arquitetura de Salvador através de fotografia. já já postamos .

    ResponderExcluir