segunda-feira, 16 de julho de 2012

"A MONA LISA DE VERMEER"

                         

“A moça do brinco de Pérola” é considera a Mona Liza de Vermer, onde é retratada uma bela jovem que provavelmente existiu pois o artista tinha como estilo pintar pessoas em cenas do cotidiano e principalmente mulheres.









"Rapariga com Brinco de Pérola" (c.1665), a pintura original de Vermmeer.








O quadro deste maravilhoso pintor do século XVII inspirou Tracy Chavalier a escrever uma ficção  de amor e arte entre o artista e moça. Assim foi adaptado para o cinema por Peter Webber em 2003.
O filme conta à história de uma jovem empregada domestica que vai trabalhar na Casa de johanes Vermeer, ela demonstra uma afinidade muito grande com a pintura e isso era muito intrigante visto que as mulheres da época não se interessavam pela pintura, também era um trabalho considerado para homens.
O pintor se encanta pela beleza de sua criada e pelo seu jeito principalmente por ela se interessar pela estética em arte, ela começa a ajuda-lo em seus trabalhos e ele a ensina técnicas de pinturas. O filme não mostra cenas de abraços e beijos, porém deixa um clima de paixão no “ar”, momento de troca de olhares esbarrões provocando tensão ao espectador.
O ápice do filme se da quando Vermeer Fura orelha da moça e assim à pinta com o brinco de Pérola de sua esposa a qual fica enlouquecida de ciúme.
Comparação entre o quadro e o plano do filme " Moça com Brinco de Pérola"


                                Cena do Filme “A moça com o brinco de Pérola”

Por: Solange Souza,  Jamile Santana, Caio Braga e  Mylena Edna.


Referências:
http://www.ufscar.br/rua/site/?p=4220 (Revista Universitária do áudio Visual)




Nenhum comentário:

Postar um comentário