terça-feira, 3 de julho de 2012

ESPELHO, ESPELHO MEU, O QUE TENS PARA ME DIZER?

O que leva um pintor pela primeira vez na História da Arte, escrever acima do espelho  em latim e em letra trabalhada:" Jan Van Eyck esteve aqui 1434"?


Qual foi a sua intenção? Apenas colocar quem pintou esse quadro?;  Por que e para quê na imagem refletida do espelho, aparecer não somente o casal?

Essas inquietações, que minunciosamente podemos observar nesse quadro do séc.XV de Jan Van Eyck, pintor e Duque da Bélgica, em 1434. Instiga-nos a refletir sobre esse detalhe acima e no espelho, acreditamos na possível análise de que havia uma intenção do pintor em  sutilmente  perpetuar a sua presença quando escreve " esteve aqui", o que ele pretendia com isso?, ao invés de simplesmente assinar sua obra?

E no espelho o que dizer.. por que além do casal, reflete outra pessoa olhando para o interior do quarto? Se pensarmos na representação desse quadro como símbolo da união de Giovanni di Nicolao Arnolfini e Giovanna Cenami porque a aparição de uma terceira pessoa no segundo plano da obra?



Imagem ampliada da obra Casal Arnofilni





http://lounge.obviousmag.org/quer_dizer/2012/07/casal-arnolfini-misterio-perfeccionismo-e-talento.html

Gece Melo
Luanna Azevedo
Mabel Almeida
Rosana Souza




2 comentários:

  1. Eu ainda fico com a Ideia que o casal Arnolfini estava oferecendo algum Evento na casa deles. Um evento importante (eu acho), daí, ele deixou a marca. Ele esteve presente no referido evento...

    Ou ele quis simplesmente deixar sua assinatura de uma forma diferenciada. Muitas vezes os grandes pontos de uma Obra de Arte surgem de coisas simples.

    A Terceira pessoa, deve ser o próprio Van Eyck pintando o quadro. Mais um traço de se chegar mais próximo do Real. O acho massa no espelho são as figuras da paixão de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Então, meninas, depois de muito tempo, enfim apareço para comentar o ost que eu não tinha lido. As provocações são realmente ótimas. Será que ele sempre colocava essa frase, ou algo parecido em suas obras? Sabiam que tem diretores de cinema que fazem ponta em seus filmes? Hitchcock é um dos mais antigos, mas Quentin tarantino e Pedro Almodovar adoram fazer isso. Almodovar coloca suamãe em alguns filmes e é muitolegal. Acab sendo uma piada interna, um bonus pra quem entende do que se trata. Daniel Filho, no Braisl, também aparece como figurante numa cena ou outra. Aí eu não sei bem porque Van Eick fez iso, ele nem sabia que seu quadro seria famoso, eu acho. E sobre o espelho, eu fico pensando, odia ser uma brincadeira entre os pintores, uma busca pela excelência, uma pesquisa das formas de olhar e de registrar o que o olhar capta. Claro que os estudiosos vão falar de outras coisas, outros motivos, outras inspirações, mas a gente curte mesmo é ficar viajando no que poderia ter sido e corre-se o risco de estarmo mais certos do que os especialistas, mas isso, jamais saberemos. Drica

    ResponderExcluir