
Partindo desta compreensão, desta provocação, pergunto, como pergunto sempre, em sala, em meus blogs, nos corredores, em casa, na escola dos meus filhos, sobre os processos de aprendizagem: Quem educa quem? (Isso também já nos perguntou Fanny Abramovich) e eu pergunto e perguntarei todo o tempo.
Esse blablabla todo, pra entrar na questão deste blog, um instrumento utilizado por toda a turma para pesquisa, socialização e avaliação do conteúdo da unidade: Renascimento.
Aqui, os estudantes vão fazer um cruzamento entre os conteúdos deste período e estudos sobre Cibercultura, a partir da obra de André Lemos, Cibercultura - Tecnologia e vida social na cultura Contemporânea e também a partir da prática de alimentar este blog. Por isso, vocês vão encontrar nos comentários dos posts frequentes comentários meus sobre o conteúdo, o desempenho na relação com o blog e - SEMPRE - a criatividade, o pensamento criador, transgressor, reflexivo, próprio da atividade artística.
Também não é novidade a simpatia que eu tenho com a internet enquanto instrumento de aprendizado. Falo nas rodas de conversa e nas aulas (que deveriam se inspirar mais na rodas de conversa) sobre o quanto meu filho de 10 anos aprende a partir do desejo e da liberdade encontrada nas experiências da rede, ao contrário de sua relação com a escola formal.
Vamos ver no que vai dar.
Não tenho certeza se este é um bom método e já estou feliz porque não ter certeza me agrada...
Vamos ver como a turma responde, como eu respondo, como o conteúdo surge, como o inesperado chega.
Vamos ver, vamos fazer, vamos aceitar, vamos provocar.
Isso pra mim é aprender!
Que seja nosso próprio e pleno renascimento.
Drica
O "renascimento" de idéias reflexivas sobre a História da Arte pode surgir de diversas maneiras... esse método de compartilhar conhecimentos atraves de um blog é um ótimo instrumento para a troca de opiniões. A divulgação do nosso trabalho está apenas começando, sei que será um sucesso!!!
ResponderExcluirAluna: Nágela
Viix Drica, é sem duvida uma grande questão! E permita-me expor a minha viagem mental aqui, a partir da minha reflexão sobre as questões.
ResponderExcluir"Quem educa quem?" é uma pergunta que poe se modificar a cada olhar:
- o Sistema obriga a educação ser dada de determinado modo!
- os Pais escolhem (quando podem custear) onde os filhos irão estudar.
- os Professores na maioria das vezes dita como se deve aprender...
Por outro lado, nós filhos só entramos no sistema quando - mesmo sem perceber - dizemos não a ele e fazemos nossa propria maneira de parender sobre tudo, coisas da vida e argumento cientificos sobre elas.
Permitimos que nossos pais paguem algumas escolas para nós e não estudamos efetivamente, logo dizemos de outra forma que essa maneira de ensinar a ter gosto pelo estudo não está dando certo! Mostramos por exemplo que estudar na net é muito mais bacana e divertido porque é a linguagem que acessa o jovem mais rapidamente possível.
E por fim, ensinamos ao professores que o método ditatorial não é o responsável por nossas escolhas e respostas.
"Quem guia quem...?"
- Todos nos guiamos a partir daquilo que acreditamos, e acreditamos pq aprendemos assim ou pq descobrimos assim. Logo se segue a próxima questão que é "Quem criou quem?"
Na verdade, ao MEU ver, o ARTISTA os criou juntos, Deus e Adão ligados um ao outro pelo dedo. O deus que cria o homem que quer ter, e o homem que cria o deus que lhe é apropriado.
Mylena Edna