Bosch viveu em Hertogenbosch, cidade
conhecida como "pequena Roma" por ser pólo religioso dos Países
Baixos, do Renascimento italiano.
No sul houve uma ruptura cultural em relação ao período medieval, através da
retomada de elementos formais e temáticos da cultura clássica e da
revalorização da razão humana. Na região setentrional não houve essa ruptura,
mas sim um desdobramento da arte gótica, que não negou indefinidamente o
misticismo medieval, mas agregou-lhe alguma inovação como um maior naturalismo e
sofisticação técnica decorrente dos avanços tecnológicos da época (tinta a óleo, tela, etc). É por isso que o
imaginário popular medieval é marcante na arte de Bosch. Entre as técnicas
aprimoradas no período Gótico que influenciaram sua arte estão o tratamento
minucioso das figuras, vindo das iluminuras, e as representações
alegóricas. As alegorias, que surgiram no início do cristianismo,
mas foram implementadas e acabaram caracterizando a arte medieval, tornam-se
singulares na arte de Bosch pelo entrelaçamento de um tratamento naturalista e
fantástico que dava aos seus personagens como podemos ver em A Morte e
o Avarento.
A Morte do Avarento - Bosch |
Os trabalhos de Bosch
carregam um rico repertório simbólico e refletem preocupações moralistas. Bosch
pinta cenas da vida de Cristo ou de santos confrontados com o mal, visões
apocalípticas e alegorias de caráter moral. Suas obras
diferem dos artistas do período que trabalhavam temas bíblicos por não se
limitar a ambientação da cena em espaços do cotidiano da época. Ele se apropria
de elementos simbólicos, tanto cristãos como pagãos, provérbios populares,
iluminuras, textos religiosos, canções, obscenidades,
trocadilhos e até seres sobrenaturais. Suas imagens são traduções visuais de
metáforas verbais, profundamente ligadas à linguagem, costumes e doutrinas de
sua cultura.
Tal contexto influenciou Bosch, em
obras que mostram a tensa relação entre a moralidade cristã e o imaginário
popular, de tom fantástico. As imagens de Bosch são enigmas visuais que tanto
apresentam quanto ironizam a doutrina católica, ou melhor, o modo como as
pessoas seguiam ou burlavam as verdades pregadas pela Igreja. Por isso a obra
de Bosch é tão singular em relação à de outros artistas da época, até mesmo
aqueles que viveram em cidades próximas.
É provável que Bosch tenha começado a
pintar com sua família, pois o pai, avô e irmãos eram pintores e possuíam um
atelier familiar. Recebeu encomendas tanto do clero quanto da nobreza e das
ordens religiosas. Procuravam nessas obras mais complexas um diferencial que lhes
atribuísse mais prestígio.Bosch não utilizou a técnica meticulosa de Van
Eyck e Weyden.
Texto readaptado por Luanna Azevedo, Mabel Alameida, Gecy Melo, Rosana Souza.
Gecy Melo
Luanna Azevedo
Mabel Almeida
Rosana Sou
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