Gostaria de compartilhar com meus queridíssimos colegas e ARTISTAS, um dos momentos mais lindos que vive (e estou vivendo) em Jequié, mesmo com todos os problemas que enfrentamos nesta ilustre cidade.
Trabalhar com
crianças não é fácil, ainda mais quando essas crianças vivem em conflitos
dentro de casa, convivem diretamente com drogas, violência e outras situações
de risco, que criança nenhuma deveria enfrentar.
Há
dois meses, a escola em que dou aula de Teatro (Escola Municipal Celi de
Freitas), me pediu uma peça em comemoração ao centenário de Luiz Gonzaga, para
ser apresentada no centro de Jequié, na Vila Junina. Eu, com a ousadia de um
ARTISTA e a vontade de um EDUCADOR, aceitei a proposta e passei a dedicar
minhas aulas a montagem desta peça.
Foram
dias intensos e dolorosos, porque a responsabilidade era grande, ainda
mais quando um olho brilhante chegou em mim e disse: "Professor, quando
crescer eu quero ser atriz".
Meus olhos também
brilharam neste momento!
Ai pensei: "Vou
aproveitar o assunto que estamos trabalhando, que é a Expressividade do Corpo,
e montar um trabalho onde quem fala é o próprio corpo". E de forma
Colaborativa, montamos a peça baseada em duas músicas de Luiz Gonzaga, que foi
Ana Rosa e A Hora do Adeus.
E dessa ousadia,
nasceu "ATÉ MAIS VÊ, LUIZ"!
Chegado o grande dia,
eu já estava com o coração pra fora e a língua nas mãos...
Eles? Eles estavam
curtindo aquele momento, cada segundo daquele dia era uma nova descoberta, da
maquiagem ao figurino, e quando deu 19:30, já estávamos na praça
para apresentar. m naquela praça como verdadeiros artistas, todos os olhares eram para
eles (e eu me achando com isso)!
Fizemos um
reconhecimento do espaço, e eles estavam prontos para apresentar.
Os
olhos daquelas crianças se transformaram em dois diamantes, a postura era
incrível, pareciam outras pessoas.
Direção, professores,
pais, estavam todos lá para prestigia-los...
Gente, juro para
vocês que se tivesse um buraco lá, eu me jogava, porque a aflição era ENORME!
Fechei meu olho, e
entreguei aquele momento nas mãos de Deus, Buda e Orisás!!
Resultado?
O
resultado foi mágico!
Aplausos, Aplausos,
Aplausos, Aplausos, Aplausos, Aplausos, Aplausos, Aplausos, usos, usos, os,
os....
Agora, mágico
pra mim foi ver o sorriso daquelas crianças, que se sentiram...
HUMANOS e RESPEITADOS!!
João Vitor, Pedro Daniel e Micael
Ingrid, Naila e Ian Victor
Elauana, Ariela, Letícia e Beatriz
Turma B e C
(Mais Educação - Ginásio Municipal Dr. Celi de Freitas)
Joadson Prado
Ui, que alívio. Gente, Joadson publicou este post porque eu fiz a gentileza de apagar o outro (sem quere, claro) e ainda bem que ele tinha o material para repostagem. Ui, que alívio!
ResponderExcluirQuerido, sua experiência é muito emocionante e m e lembra das minhas próprias alegrias quando ainda estava começando a conduzir processos artísticos e processos de ensino de arte. Quero dar os parabéns a esta diretora (divulgue o post)aos atores envolvidos e a você pelo lindo trabalho. Tenho certeza que estamos começando um lindo tempo em Jequié e região. Em breve todos vcs - ou ao menos os que quiserem - estarão na ativa, fazendo coisas que aprenderem, criando suas próprias histórias, suas próprias estratégias de enino e aprendizagem, seus próprios estilos. É para isso que a gente enche tanto o saco de vcs. Parabéns mais uma vez, e que essa seja a primeira de muitas narrativas empolgadas e empolgantes. Grande beijo. Drica.
ResponderExcluirObrigado Drica,
ResponderExcluirtenha certeza que narrarei mais histórias!
Que lindo Jo!!! me lembrou dos problemas de ser professor mais que apesar de tudo é uma profissão maravilhosa, e podemos contribuir e muito para o crescimento dessas crianças!! amei a postagem, de verdade, me tocou profundamente!
ResponderExcluirTainan Galdino
Que lindo Tai, é importante é fazer por eles e sempre pensar neles,essa é a nossa alegria!
ResponderExcluirVamos afetar o mundo com afeto! Que lindo poder compartilhar o amor que temos pela arte com os novos grãozinhos que fecundam em nossa vida, a felicidade como gratificação. Parabéns pelo empenho, Jó! Sei da dificuldade que é conseguir dominar estes seres tão yangs e rodopiantes... Há pouco, você corria tanto do monstrinho da licenciatura, não é?... Se joga! Se estrupia! Se vira! As coisas não querem mais ser vistas por pessoas razoáveis: Elas desejam ser olhadas de azul. (BARROS, Manoel de)
ResponderExcluirÉ preciso alçar vôos como a poesia que não precisa ter asas, mas é plena e pretende ser imensa - ainda que percorramos por planos altos e baixos, o que importa é que sejamos cuidadosos e conscientes de nossos arrebatamentos, nossas buscas e ventos. É imprescindível a entrega de si quando se trata de educar. A vontade de se fazer, o gosto, o zelo que consiste na força de vontade, no apreço e capricho nos conduzirão aos dias que pretendem ser, por fim, olhados de azul. E se correr, o bicho pega e se ficar o bicho come!! rsrs
um beijo de Ana!
Que lindo Ana, "olhadas de azul", pura poesia e sentimentos delicados!
ExcluirÉ verdade, serzinhos yangs e rodopiantes demais, é paciência, é amor, é teatro, é arte. As vezes me pego pensando nesse "monstrinho da licenciatura" que sempre tentei fugir, mas descobrir a melhor forma de faze-la, indo pelos caminhos do Teatro, ai eu não consigo, me entrego e deixo o vento me levar, entrego nas mãos do tempo, que é senhor de todos nós. Seu comentário foi simplesmente lindo e profundo, da pra sentir aqui dentro. Que essa força possa nos mover sempre, que enfrentemos juntos grandes ventanias e tempestades, e que o sol possa vim brilhante e lindo!
Viva a arte, viva o teatro, viva nós, ousados ARTISTAS E EDUCADORES, viva a vida "OLHADA DE AZUL"!!
Beijos do Jó!!
olê! olá!
ExcluirGente foi Lindo demais! Tive a Oportunidade de assistir!
ResponderExcluirUma emoção muito grande ver aquelas crianças representado a arte de uma forma tão linda! Criança que nunca tiveram contato e que parecia que conhecia a anos!
Joadson seu trabalho estar de Parabéns, fiquei muito feliz pelo seu sucesso e pelo seu lindo relato, demostra que você tem uma relação muito linda e que faz isso com gosto de quero mais!
Parabéns JOjo!! E muito importante compartilhamos sentimentos tão lindos assim como o seu! POlly kIRLYA
Lindo Polly!
ExcluirObrigado pela presença, pelo apoio e pela confiança!
Beijos do Jó!
Estive presente e ao olhar pra você dava pra sentir o pulsar descompassadamente do seu coração, você estava transparente de emoção. foi lindo ver como aquelas crianças estavam radiantes e nervosos naquela primeira apresentação da vida deles,um momento que ficará gravado pra sempre em suas lembranças e tenho certeza que na sua também. PARABÉNS!! você mandou muito bem!!!
ResponderExcluirEliana
Eu também tive a honra de prestigiar esse momento fascinante da apresentação do trabalho de Jô! Não poderia deixar de mencionar as sensações maravilhosas que tive ao asistir aqueles alunos encenarem. Teve uma cena muito emocionante para mim, em que uma garota faz uma perfórmance com um lenço, com tanta delicadeza, que me remeteu a um mundo de lembranças... foi como se eu voltasse ao tempo e sentisse pela primeira vez o teatro na minha vida, quando eu conheci o Grupo de teatro Caroá na minha cidade de Poções... lugar que me fez ver pela primeira vez a magia da vida transmitida nos corpos.
ResponderExcluirComo se não bastasse, me associei a uma outra imagem linda: no momento em que todos os alunos seguraram as velas, me remeteu também, ao processo de criação do espetáculo "Latumia", dirigida pelo grande mestre Roberto de Abreu. E comecei a analisar com grande ênfase, minhas transformações como pessoa, depois que ingreessei no curso de Artes da UESB. Devo parte do meu crescimento aos grandes mestres-professores, inclusive Adriana Amorim (Drica), que me ensinou a construir a personagem de "Medéia" da maneira mais linda!!!
Acho que tô viajando de mais aqui, (risos)
Fico feliz em saber que o meu colega de curso, que considero um grande artista-educador, tenha contagiado muitas almas, com este lindo trabalho!!!
Que venham outros momentos latumiosos...
Parabéns Jô, e que voçê cresca a cada dia!
(Nágella Almeida)
Ficará marcado sim Liu,
ResponderExcluirObrigado!
ola gente sou aluna do celi e sou uma das atrizes dessa peça sou a leticia amei tudo o celi de freitas e uma historia minha vida adoro essa escola os profesores o pessoal da secretaria e etc
ResponderExcluiressa pesa foi muito emportante para mim e para meus colegas falo aki em nome de todos os alunos da turma da professora ildeth gostamos muito da escola e queremos o melhor para o celi de freitas e um grande beijo para todos que zelam o nosso amavel e adorado celi de freitas
Oi, querida, fico feliz que tenha sido uma experiência importante pra vc. Abraços. Drica.
Excluir