Pietà (1498–1499) Michelangelo
As primeiras pietà
surgiram em finais do século XIII na Alemanha, onde é chamada Vesperbild.
De sua origem em terras germânicas, o tema expandiu-se para outras regiões da Europa
ao longo da Idade Média, expressando-se frequentemente tanto na escultura como
na pintura. Aparentemente, as imagens medievais eram destinadas à contemplação
mística dos fiéis, permitindo que o devoto se sentisse presente no momento do
abraço sofrido entre Maria e Jesus. A expressão dolorosa do rosto idealizada, por
Michelangelo, contrasta com a angústia que tradicionalmente os artistas lhe
imprimiam. Torna-se assim evidente a influência do “pathos” dos clássicos
gregos.
O contrato da Pietá foi
firmado em 1498, e a encomenda foi feita por Jean Bilhères de Lagraulas,
cardeal francês no papado de Alexandre VI. Lagraulas pretendia colocar a
escultura de mármore em seu memorial. Um ano depois, em 1499, a escultura
estaria pronta atendendo a todos os requisitos propostos pelo cardeal no que se
referia a prazo, perfeição e beleza. O cardeal Lagraulas faleceu antes de ver a
sua encomenda finalizada, mas, de acordo com sua vontade a escultura
inicialmente foi colocada na capela dedicada à nação francesa no Vaticano (Santa
Petrolina). Por conta de um ato de vandalismo ocorrido em 1972, hoje à
escultura é protegida por uma redoma de vidro inquebrável.
Fernanda Paquelet em Pau Brasil. Primeiro longa de fernando Belens, é baseado em livro homônimo de Dinorah Valle, premiado em concurso cubano
O tema do filme revela um olhar original sobre a
vida de homens e mulheres que vivem no sertão, Belens coloca a intolerância, o preconceito, a
hipocrisia, dentro do contexto da história, que trata da rivalidade entre duas
famílias pobres que sobrevivem num ambiente hostil. Pau
Brasil é baseado no livro homônimo de Dinorah do Valle, que recebeu, em Havana,
o prêmio Casa de las Americas. A autora participou da gestação do
roteiro, mas não pôde vê-lo concretizado porque morreu antes das filmagens.
Na foto: Everton Paixão & Vicente di Paulo - Alunos dos cursos de Licenciatura Dança e Teatro
Diferente dos casos anteriores,
no primeiro em que o cardeal não viu sua encomenda pronta e no segundo em que a
autora do livro que inspirou o filme “Pau Brasil” morreu antes mesmo que os
trabalhos tivessem finalizado graças a Deus esta coincidência não seqüenciou aqui
pelas bandas de Jequié no período em que preparavámos o Espetáculo “No Branco
do Olho”, trabalho que nos rendeu “modéstia parte” esta bela imagem.
Se na obra do renomadíssimo
escultor renascentista a imagem permitita que o devoto se sentisse presente no
momento do abraço sofrido entre Maria e Jesus, no filme (foto 2) é impossível que o
telespectador não se redima a esta cena/imagem que é de clamor e piedade e que
retrata os horrores vividos pelo povo sertanejo. Comparando as dores,
fragilidades e lamentações, faço este paralelo com a imagem do espetáculo que
embora não exprimindo os sentimentos de “uma mãe que lamenta” deixa claro, até
por conta da obra que nos inspirou (Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago)
o quão forte e necessário se faz em nossa sociedade a presença de um colo que
acolhe , recolhe, protege e deixa transcender os sentimentos de compaixão e
piedade, cada vez mais escassos entre nós seres humanos. Foi à metáfora da
cegueira que mais precisamente nos inspirou para a realização deste trabalho. O
espetáculo foi estreado em abril de 2012, e nos permitiu perceber a que ponto, chega
os clamores, as tragédias e lamentações, postas entre mãe e filho, marido e
mulher e entre qualquer um de nós que presencia até os dias atuais as desgraças
provocadas pelos braços que muito nos consolaria se estes fossem estendidos para
o acalanto e aconchego nos protegendo de horrores outros que nunca deixarão de
está presente em nosso meio, tais como a fome e a miséria. De tudo, este também nos proporcionou esta belissíma imagem que ousadamente podemos chamar de: A Pietá de Aroldo Fernandes (Diretor do Espetáculo No Branco so Olho).
Vicente Di Paulo
Querido, que belo post. Que ideia ousada, criativa e curiosa. De fato, a Pieté é uma das imagens mais recorrentes em filmes, outras pinturas, novelas, peças de teatro e mesmo outras esculturas. A leitura que você faz das questões temáticas que envolvem a obra é muito interessante. Do ponto de vista formal, podemos observar que é uma proposta interessante, pois a posição dos personagens envolvidos possui certa simetria, um encontro entre o vertical e o horizontal num eixo central, formando possíveis variações de uma cruz egípcia (pagã). Engraçado é que a Pie´ta de Michelangelo tem um peso que parece empurrar Maria para baixo. Já na Pietá de Aroldo, parece haver leveza que empurra a ambos para cima. A dor de Paquelet (grande atriz), por sua vez, parece um contraste entre o peso da dor da mãe, com a não-presença do filho (cono na de Michelangelo). Enfim, ficaria horas aqui comentando os detalhes. É disso que eu gosto! Abraços. Drica
ResponderExcluirSublime...
ResponderExcluirem um momento mais oportuno relatarei o que senti agora que li este post.
Parabéns Vicente!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA pietá de aroldo fernandes é a melhor! (Palmas, Vicente, Aroldo e Erica Daniela - que fotografou!)
ResponderExcluirOlha essa Pietá aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=ekz6gaZh6hM
Dessa vez é do Milton...
Ana
Intocável Vicente!!
ResponderExcluirComo Ana, também prefiro a de Aroldo Fernandes.
Viva as Pietás!!
Quem é vc, ser do mundo?
ExcluirBelas reflexões Vicente. A imagem de Pietá de Aroldo Fernandes realmente ficou linda...
ResponderExcluirFlávia Sanctus
Só agora vi este post, fico inebriado com tamaha comparação!! Muito bom texto Vicente,muito boa iniciativa Drica! Parabéns! Fou um grande prazer fazer "No Branco do Olho" com vocês! Aroldo Fernandes.
ResponderExcluirOh, Réroldi! Antes tarde do que nunca! Que cafona! kkkkk. Bem vindo ao blog, amor. Precisamos mexer mais, mas cadê tempo? Bjos.
ExcluirInfelizmente, Time is Money. Como são professores, Money não rola muito!
ExcluirRisos.
BeijOs
Verdade Matheus, time is money, money doesn't come so often, this way time either! rsrsrs
ResponderExcluirMas eu vou estar mais atento!! bjos amores
ResponderExcluir