sábado, 23 de junho de 2012

Estilo Barroco


Barroco é um estilo artístico e literário que começou inicialmente na Itália e depois se difundiu por outros países católicos como França, Espanha e Brasil. Segundo Margot Berthold (2010), na era barroca a linearidade clara e clássica da Renascença adquiriu apelo emocional, dissolvidos no ornamento, a clareza deu lugar á abundância, a autoconfiança, á hipérbole. 
Como sabemos, quando um novo estilo surge não significa a anulação total e completa de outro, mas uma resignificação e o Barroco representa bem isso, pois para Berthold (2010), o barroco revive a alegoria do fim da Idade Média e o mundanismo da Renascença. Notamos ainda uma mudança no pensamento do povo o que vai reverberar na pintura, arquitetura, escultura, enfim, nas artes.
Uma das grandes características barroca é a contradição. Era comum nas artes, assim como na literatura, encontrarmos temas como: céu e terra; bem e mal; anjos e demônios. Também a emoção se sobrepôs ao racionalismo renascentista assim como o exagero estava bem presente. Para Peixoto (2006), no teatro, os gestos e os movimentos caracterizam bem esse estilo artístico e literário e levados até as últimas consequências.

BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2010.
PEIXOTO, Fernando. História do teatro europeu. Lisboa: Sílabo, 2006.
 Ione

Um comentário:

  1. "Não existiria luz, não houvesse o silêncio. Não haveria luz se não fosse a escuridão. A vida é mesmo assim, dia e noite, não e sim" Lulu Santos. Parece que a contradição típica do barroco deixou rastros e a virada do século XX para o século XXI ainda não se pode chamar o tempo das certezas (se é que algum tempo o será). Ione, você pode apresentar pra gente esta contradição traduzida em termos formais? Como essa contradição se traduz em cores, formas, notas e acordes?

    ResponderExcluir