terça-feira, 26 de junho de 2012

DA ARTE DE APRENDER A FAZER DIFERENTE

Homem Vitruviano - Leonardo Da Vinci (aprox. 1490)

Só tropeça quem caminha, já diz o ditado popular.

Aos que estão trabalhando duro na construção de seus posts, comentários, respostas, meus parabéns e muito obrigado por topar a parceria.

Aos que ainda não deram o ar da graça, lamento profundamente, e lembro que este modelo de trabalho foi acordado em sala de aula.

Eu também tropeço, porque eu também caminho. Então, mesmo neste modelo, estou tentando, estou aprendendo. Agora, precisamos, depois do tombo, levantar e seguir em frente.

Para isso, uma breve reflexão que gostaria de propor, com vocês, sobre o trabalho até aqui.

Minhas reflexões:

* Ainda pouca adesão da turma. Se contarmos bem, temos 5 ou 6 estudantes participando do blog, de uma turma de quase 40.

* Timidez na criação dos posts e pouca criatividade. Ainda muito texto importado de outros endereços eletrônicos, sem reflexão, sem a participação efetiva e criativa do autor no post. Para dar informações diretas temos a Wikipedia, fácil de acessar, bem construída, com boas imagens, bons links. O que fará do seu post algo interessante é a originalidade, sua participação.

* Dificuldade na compreensão de que o foco do trabalho é a relação do seu aprendizado com o conteúdo e não o conteúdo em si.

* Falta de criatividade nos títulos, quase sempre com o nome do estilo.

* Falta de diálogo nos posts. Os colegas não lêem e não comentam os posts alheios.

* Os autores dos posts não voltam para responder os comentários.

* Falta de aprofundamento nos autores que vocês pegaram para trabalhar. Apenas dois artistas foram postados: Michelangelo e Rubens, ainda assim com informações muito elementares.

Minhas sugestões:

* A partir de agora deverão ser postados apenas textos originais, com citação das fontes consultadas ao final.

* Procure livros na biblioteca, para não ficarmos tão reféns de sites.

* Caso a pesquisa só seja possível em sites, varie as fontes, chequem a qualidade da informação, vá a sites mais confiáveis, cruze informações, busque detalhes. Cuidado com sites como os nosso, que são de estudantes em formação, eles podem ter problemas.

* Seja criativo: faça um vídeo, uma poesia, uma canção. Filme pessoas na rua, pesquise, pergunte o que elas sabem do período, mostre uma imagem, pergunte o que elas acham, pergunte o que elas sabem de determinados autores. Desenhe, escaneie, poste.

* Estou acompanhando quem me pede ajuda pelo facebook. É só mandar mensagem ou publicar no mural. Quem está dialogando comigo sabe que eu dou toda a atenção e apoio logístico. Essa é a ideia deste trabalho. Sala de aula virtual. Aprender fazendo.

* Vença a apatia. Se não dá pra fazer o que gosta, tente gostar do que faz!

Aguardo as avaliações de vocês nos comentários.

Drica

Um comentário:

  1. Adriana,

    Gosto muito de vc como pessoa. Pena ser uma disciplina apenas ministrada neste semestre!
    Vc é ótima e tem muita capacidade para ministrar aulas.
    Parabéns docente!

    Luemcena

    ResponderExcluir